O Rei Juan Carlos está planear visitar Londres na próxima semana e aceitar um convite privado do Rei Carlos III para almoçar. Depois segue para Espanha e regressa a Sanxenxo, a localidade na costa da Galiza onde se dedica às regatas com os amigos, noticia a agência EFE, segundo fontes próxima do Rei emérito de Espanha.

O encontro com o novo monarca britânico acontecerá semanas antes da cerimónia de coroação, marcada para o dia 6 de maio, e não se sabe se algum membro da casa real espanhola estará presente neste evento, uma vez que o Palácio de Buckingham ainda não revelou a lista de convidados. Já a 10 de fevereiro, Juan Carlos esteve num jantar privado com Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu, a convite do Presidente francês.

[Já saiu: pode ouvir aqui o quinto episódio da série em podcast “O Sargento na Cela 7”. E ouça aqui o primeiro episódio, aqui o segundo episódio, aqui o terceiro episódio e aqui o quarto episódio. É a história de António Lobato, o português que mais tempo esteve preso na guerra em África.]

Juan Carlos terá previsto chegar a Sanxenxo no dia 19 de abril e regressar a Abu Dhabi logo no dia 23, depois de acabada a regata da Copa de Espanha organizada pelo clube náutico da localidade e na qual o emérito participa com o seu barco “Bribón”. Dom Juan Carlos teria planeado ir a Sanxenxo na terceira semana de maio para participar numa regata, mas decidiu mudar de planos e antecipar a viagem para “não interferir” na campanha das eleições municipais e autónomas, que estão marcadas para o dia 28 de maio, explica a EFE. Um dos objetivos desta visita será treinar, uma vez que Juan Carlos terá o objetivo de participar no campeonato do mundo de classe 6m que vai acontecer no Reino Unido, entre 31 de agosto e 8 de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste fim de semana de Páscoa foi divulgada uma imagem do Rei emérito com a filha mais velha, a infanta Elena, e o filho mais velho desta, Felipe Juan Froilan, juntos em Abu Dhabi. O neto mais velho do Rei emérito também se mudou para a capital dos Emirados Árabes Unidos no passado mês de fevereiro.

Os quatro Reis de Espanha, Felipe e Letizia e os eméritos, Juan Carlos e Sofia, estiveram presentes em setembro de 2022 no funeral da Rainha Isabel II e também no funeral do Rei Constantino da Grécia, já em janeiro deste ano.

O antigo Rei de Espanha tem agora 85 anos, partiu para os Emirados Árabes Unidos em agosto de 2020, na sequência de polémicas que protagonizou no seu país e esta será apenas a segunda visita de regresso a casa desde então. Em maio do ano passado esteve também em Sanxenxo, numa visita rodeada de grande mediatismo, onde ficou hospedado em casa do amigo Pedro Campos. Antes de partir para o médio oriente Juan Carlos passou por Madrid onde se encontrou com o filho, o Rei Felipe VI no Palácio da Zarzuela.

Sanxenxo. A “Marbella do norte” que conquistou o jet set e parou para ver o regresso do rei emérito