O líder norte-coreano, Kim-Jong Un, aproveitou as celebrações do Dia da Vitória, esta terça-feira, para enviar uma mensagem de apoio ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, mostrando o seu apoio à intervenção militar de Moscovo na Ucrânia.

Numa mensagem publicada na agência de notícias norte-coreana Kcnawatch, Kim-Jong Un considera que — sob a liderança do Presidente russo — “o tenaz e justo povo russo vai continuar e vai alcançar a vitória no futuro”, sem nunca mencionar, contudo, ao longo da nota, o conflito na Ucrânia.

Os esforços de Vladimir Putin e do povo russo visam, de acordo com o líder norte-coreano, “assegurar a soberania e a dignidade do país e a estabilidade da região, destruindo todos os tipos de desafios e ameaças de forças hostis”.

“Envio os meus cumprimentos calorosos e militares ao exército e ao povo da Rússia que corajosamente se envolveu numa luta sagrada pela justiça internacional e pela defesa da paz mundial, resistindo ao autoritarismo e à insensatez dos imperialistas”, afirma Kim-Jong Un.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para além disso, o líder da Coreia do Norte congratula Vladimir Putin, o seu “amistoso governo” e o povo da Rússia neste “dia” em que o “povo russo alcançou uma brilhante vitória na Grande Guerra Patriótica”.

“O povo russo conseguiu uma grande vitória numa guerra de justiça ao derrotar o fascismo, que ameaçava o destino da humanidade, tendo simultaneamente exibido um heroísmo incomparável e um grande espírito de sacrifício”, lembra Kim-Jong Un, aludindo à vitória soviética na II Guerra Mundial.

O Dia da Vitória é, assim, de acordo com Kim-Jong Un, uma “tradição” que “vai brilhar na História” ao longo dos tempos e de gerações. “Ficará para sempre com a Rússia”, remata.