Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Britânicas, Mike Wigston, alertou que a Rússia vai tornar-se mais vingativa se for derrotada na guerra na Ucrânia e representará uma ameaça direta para Londres.

Em declarações ao jornal Telegraph, Wigston destacou as capacidades aéreas, marítimas e submarinas das Forças Armadas Russas, algo em que não só as autoridades britânicas, mas também a Aliança Atlântica, devem manter o seu foco.

“Quando o conflito na Ucrânia terminar e a Ucrânia restaurar as suas fronteiras, como deve, teremos uma Rússia ferida, vingativa e brutal, cujos meios para nos prejudicar são ataques aéreos, ataques com mísseis e ataques submarinos”, alertou Wigston.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rússia afirma ter sofrido novo ataque com dois ‘drones’

Da mesma forma, o alto comando militar alertou que o problema não é apenas o Presidente russo, Vladimir Putin, já que na Rússia existem inúmeras pessoas que esperam poder assumir as rédeas do país e que “poderiam ser igualmente brutais e perversos”.

“Putin é um ditador que está preparado para travar uma guerra brutal em nome do que a Rússia, na cabeça dele, deveria ser”, afirmou.

As declarações de Wigston, que deixará o cargo no próximo mês, lembram as posições defendidas pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, durante os primeiros tempos da guerra na Ucrânia, quando pediu uma solução sem “humilhar a Rússia”.

O Presidente francês surgiu então como o principal promotor de uma solução diplomática para o conflito. Recentemente, durante uma viagem à China, Macron defendeu que Pequim usasse a sua influência sobre Moscovo para avançar em direção à paz.