Um barco com 25 pessoas afundou devido a um forte remoinho que no Lago Maggiore, em Itália, provocando a morte de três turistas e a mulher do piloto da embarcação.
Segundo o jornal Corriere de la Sera a embarcação de turismo com 16 metros de comprimento foi surpreendida por uma tempestade, por volta das 19h deste domingo, e acabou por naufragar no segundo maior lago italiano, entre as cidades de Sesto Calende e Arona. Os ocupantes que, antes do desfecho trágico festejavam dentro do barco, tiveram de nadar até à praia ou ser resgatados por outros barcos até as equipas de salvamento chegarem. No entanto, não foi possível salvar quatro pessoas.
Os mergulhadores dos bombeiros procederam às buscas dos corpos durante toda a noite, com o apoio de um helicóptero, tendo sido recuperado a última vítima mortal esta segunda-feira de manhã, como indica a Vigili del Fuoco no seu Twitter. Das quatro vítimas uma delas era a mulher, de nacionalidade russa, do piloto da embarcação que conseguiu sobreviver. Dois turistas italianos e um israelita morreram também no incidente.
#Varese, imbarcazione ribaltata nel lago Maggiore: recuperato il corpo senza vita della quarta persona, l’ultima delle quattro segnalate come disperse. Concluse le operazioni di ricerca da parte dei #vigilidelfuoco, inizia il recupero dell'imbarcazione [#29maggio 8:00] pic.twitter.com/NZAcdBe77r
— Vigili del Fuoco (@vigilidelfuoco) May 29, 2023
No vídeo divulgado pelo Departamento de Proteção Civil pode-se observar as operações de resgate durante a madrugada, com cadeiras do barco a boiar e os mergulhadores à procura dos corpos.
Para o local foram acionados um helicóptero, várias viaturas de emergência, entre elas 10 ambulâncias, o corpo de bombeiros, a Guarda Costeira e os Carabinieri. Após serem socorridos, 5 pessoas foram transportadas para o hospital e 15 foram assistidas no local do incidente.