Siga aqui o liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse este domingo que a guerra com a Rússia já matou pelo menos 500 crianças ucranianas, declarações feitas horas depois de uma menina de dois anos ter sido resgatada sem vida por equipas de busca.

“As armas e o ódio russos, que continuam a tirar e destruir vidas de crianças ucranianas todos os dias”, mataram centenas desde a invasão russa a 24 de fevereiro de 2022, disse Zelensky numa declaração citada pela Associated Press (AP).

“Muitas poderiam ter-se tornado famosos académicos, artistas, campeões desportivos, contribuindo para a história da Ucrânia”, acrescentou.

O Presidente ucraniano afirmou ser impossível estabelecer o número exato de crianças mortas pela guerra, devido às hostilidades em curso e às áreas sob ocupação russa.

“Devemos resistir e ganhar esta guerra!”, disse Zelensky, acrescentando: “Toda a Ucrânia, todo o povo, todas as crianças, devem ser livres do terror russo!”.

As equipas de resgate encontraram a menina de dois anos na manhã de domingo no decorrer de buscas entre os destroços de um prédio, nos arredores da cidade de Dnipro.

O governador regional, Serhiy Lysak, disse que cinco crianças estavam entre os 22 feridos pelo ataque de sábado, que danificou dois edifícios residenciais.

Já este domingo foram registados novos ataques russos, por drones e mísseis cruzeiro, direcionados a várias regiões do país, incluindo a capital Kiev.

Segundo a força aérea ucraniana, a defesa antiaérea abateu três dos cinco drones-bomba e quatro dos seis mísseis cruzeiro disparados pela Rússia.

O porta-voz da força aérea ucraniana, Yurii Ihnat disse que dois dos mísseis atingiram uma base em Kropyvnytskyi, uma cidade no centro da província de Kyrovohrad, sem especificar danos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR