Uma lançadora de pesos belga competiu na prova de 100 metros barreiras nos Jogos Europeus 2023, que estão a decorrer em Cracóvia, depois de a sua colega se ter lesionado. Se não o tivesse feito, a equipa seria desqualificada.

Jolien Boumkwo, de 29 anos, é especialista em lançar pesos e martelos — tendo já conquistado 12 títulos nacionais. No entanto, a atleta belga foi necessária na pista de corridas de velocidade depois de Anne Zagré, que deveria ter participado na competição, ter sofrido uma lesão de última hora.

Uma estreia do padel escrita a bronze: Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira conquistam pódio nos Jogos Europeus

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sem ninguém que a substituísse, uma vez que também Hanne Claes, corredora de 400 metros barreiras, estava lesionada, a lançadora de pesos aceitou o desafio, representando o seu país e evitando que fosse desqualificado da competição.

[Já saiu: pode ouvir aqui o penúltimo episódio da série em podcast “Piratinha do Ar”. É a história do adolescente de 16 anos que em 1980 desviou um avião da TAP. E aqui tem o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto episódios. ]

Numa série onde também estava presente a portuguesa Catarina Queirós (que ficou em sexto lugar com 13.43 segundos), Boumkwo terminou a prova em 32.81 segundos sem nunca derrubar nenhum obstáculo. A sua prestação permitiu à equipa arrecadar dois pontos que podem ser cruciais para a manutenção da Bélgica no torneio.

Apesar de ter ficado em último, numa prova onde a espanhola Teresa Errandonea conquistou o primeiro lugar, a atleta foi aplaudida pelo público e cumprimentada pelas adversárias.

“Quando me pediram que competisse, eu imediatamente gostei da ideia, mas só com a aprovação do meu treinador”, disse Boumkwo, citada no The Telegraph, acrescentando: “Ele aceitou se eu fosse com calma e não corresse qualquer risco de lesão”.

Nem foi preciso estar perto da melhor marca: Isaac Nader conquista medalha de prata nos Jogos Europeus

“Às vezes fazemos obstáculos nos treinos, por isso sei como o fazer. Achei que foi uma experiência especial, porque, muito mais do que no lançamento do peso, tive a sensação de que toda a gente estava a olhar para mim“, explicou.

Também nas redes sociais os olhares se focaram na atleta, com muitos utilizadores a felicitarem a sua heroica prestação.