Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira um novo plano de ajuda militar à Ucrânia, para apoiar o seu esforço de resistência à invasão russa, no valor de 1,3 mil milhões de dólares (cerca de 1,1 mil milhões de euros).

O plano prevê a entrega de quatro sistemas de mísseis antiaéreos, mísseis antitanque, munições de artilharia, equipamentos de desminagem e “drones”, de acordo com um comunicado do Pentágono.

Este novo pacote de ajuda “salienta o compromisso contínuo dos Estados Unidos em atender às necessidades prementes da Ucrânia, fornecendo capacidades críticas de curto prazo, ao mesmo tempo que desenvolve a capacidade duradoura das forças armadas da Ucrânia para defender o seu território e repelir a agressão russa a médio e longo prazo”, acrescenta o comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ucrânia. Kiev prevê contraofensiva “longa e difícil” e pede mais tanques e aviões

O equipamento militar deste pacote não será entregue à linha de frente de combate tão cedo, já que a ajuda anunciada se enquadra na Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia, através da qual os Estados Unidos fornecem equipamentos da sua indústria de defesa, ou dos aliados, em vez de os retirar diretamente do arsenal das suas Forças Armadas.