Acompanhe o nosso liveblog sobre a JMJ
Um milhão e meio de pessoas. A marca é redonda e traduz o número de peregrinos que estiveram no Parque Tejo para ver o Papa em dois dos momentos mais relevantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a Vigília, feita no sábado à noite, e a Missa de Envio, já este domingo.
Há elogios à organização da JMJ, feitos por vários nomes da política nacional, incluindo o primeiro-ministro, que sublinhou a “extraordinária capacidade que o país tem de organizar eventos desta natureza”. Mas a Jornada Mundial não é o primeiro evento de grandes dimensões organizado em Portugal.
Expo 98
Em 1998, Lisboa recebeu a Exposição Mundial, a Expo 98, de 22 de maio a 30 de setembro. Ao longo desses meses, passaram pelo Parque das Nações, uma área da cidade de Lisboa que foi renovada para receber o evento, milhões de pessoas, tendo sido registadas cerca de 10 milhões de entradas. Passaram pela Expo 98 pessoas de 143 países e 14 organizações internacionais.
Euro 2004
O campeonato europeu de futebol organizado em Portugal em 2004 trouxe igualmente ao país milhões de pessoas. Foi a estreia de Portugal na organização da fase final de um evento desportivo de grandes dimensões. O evento decorreu de 12 de junho a 4 de julho de 2004, distribuído por oito cidades. Os números oficiais apontam para 1,16 milhões de participantes, uma estimativa feita a partir de uma média de 37.445 espectadores por jogo — cada espectador, porém, não tem correspondência com uma pessoa diferente, por haver quem assista a mais de um jogo.
Visita de Bento XVI a Portugal, em 2010
A visita do anterior Papa, Bento XVI, também movimentou milhares de pessoas em 2010. Na altura, a visita a Lisboa, que incluiu uma missa no Terreiro do Paço, juntou 280 mil pessoas, de acordo com números da PSP, mas só 80 mil pessoas estiveram no interior da praça.
Final da Liga dos Campeões de 2014
Em 2014, Lisboa foi a cidade escolhida para a final da Liga dos Campeões, para uma partida disputada por Real de Madrid e Atlético de Madrid. A final, que deu a vitória ao Real Madrid, foi jogada no Estádio da Luz, a 24 de maio. Vieram até Lisboa pelo menos 61 mil pessoas, de acordo com a lotação estipulada pela UEFA para o encontro, mas a organização preparou-se para 70 mil pessoas em Lisboa.
Portugal recebeu mais uma edição da final da Liga dos Campeões, em 2021, mas devido à pandemia estiveram pouco mais de 14 mil pessoas no Estádio do Dragão, para ver o jogo Manchester City-Chelsea.
Visita do Papa Francisco a Fátima
Em maio de 2017, o Papa Francisco veio a Portugal para a peregrinação do centenário das Aparições, fazendo a primeira visita a Fátima enquanto líder da Igreja Católica. De acordo com números divulgados na altura, vieram a Portugal 406 grupos de peregrinos de 55 países, num total de 28.534 pessoas, mas houve muitos mais no Santuário, que tem uma capacidade de 500 mil pessoas, para acompanhar a curta passagem do Papa por Portugal.
Eurovisão 2018
Quando Salvador Sobral venceu, em Kiev, a Eurovisão de 2017, tornou-se claro que, no ano seguinte, Portugal receberia o evento que é visto por milhões de pessoas. A final da Eurovisão foi disputada na então Meo Arena, hoje em dia Altice Arena, reunindo 30 mil pessoas de várias nacionalidades para o evento. As semifinais foram disputadas a 8 e 10 de maio e a final, que deu a vitória à israelita Netta, foi disputada a 12 de maio.
Do primeiro para o último lugar: Portugal sai derrotado da Eurovisão 2018
Liga das Nações 2019
Em 2019, Portugal recebeu a primeira edição da Liga das Nações, que trouxe milhares de adeptos até Guimarães, para a meia-final da competição, e ao Porto, para a final.
Em Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques só foi permitida a entrada a 28 mil pessoas para ver o Inglaterra-Holanda, a 6 de junho, mas a autarquia pediu à população que estivesse preparada para 50 mil pessoas. A final decorreu no Porto, no Estádio do Dragão, onde estiveram cerca de 42 mil pessoas.
Web Summit
A Web Summit, que se realiza anualmente em Lisboa desde 2016, tem vindo a aumentar em número de participantes com o passar dos anos. Na última edição, no ano passado, passaram pela Web Summit cerca de 71 mil pessoas, distribuídas por quatro dias de evento. Paddy Cosgrave disse, na conferência de imprensa de balanço, que era a lotação mais expressiva já atingida pelo evento em Lisboa.
Rock in Rio
A primeira vez em que o Rock in Rio chegou a Lisboa, em 2004, passaram mais de 385 mil pessoas pelo Parque da Bela Vista para ver nomes como Britney Spears, Foo Fighters, Incubus ou Paul McCartney ao longo dos vários dias de evento — mais uma vez aqui é preciso ter em conta que uma mesma pessoa pode marcar presença em mais de um dia.
O festival de música realiza-se de dois em dois anos em Lisboa desde essa altura, juntando centenas de milhares de pessoas. No ano passado, na nona edição, a organização registou um total de 287 mil pessoas distribuídas por quatro dias – 74 mil pessoas a 18 de junho, 63 mil no dia 19, 70 mil no dia 25 e 80 mil a 26 de junho, o único dia que teve lotação esgotada.
Festival Nos Alive, em Algés
O Alive, que se realiza anualmente no Passeio Marítimo de Algés, regressou no ano passado após a pandemia, que afastou o público dos festivais durante dois anos. No regresso após a pandemia, em 2022, o festival teve uma edição completamente esgotada, com 210 mil pessoas ao longo de três dias.
Este ano, os números foram ligeiramente mais baixos, com 165 mil pessoas e a estimativa de 55 mil participantes por dia.
Concertos de Coldplay, em Coimbra
Em maio, os quatro concertos da banda britânica Coldplay levaram cerca de 200 mil pessoas ao Estádio de Coimbra. Os bilhetes, postos à venda em agosto de 2022, esgotaram rapidamente. A contagem total da multidão de 200 mil é feita tendo em conta a média de 50 mil pessoas por cada noite de concerto.