Balmoral, o castelo que Isabel II tanto adorava, volta a ver reunido a família real. No que será o maior encontro desde a morte da soberana, vários membros da família juntaram-se este domingo de manhã na igreja.
Aos reis Carlos e Camila, juntaram-se os príncipes de Gales, William e Kate, que chegaram ao serviço religioso de carro e acompanhados pelo príncipe André, como é possível ver nas imagens divulgadas pelo Daily Mail. A princesa Ana e o marido, sir Tim Laurence, e ainda os duques de Edimburgo, Eduardo e Sophie, também integraram esta reunião familiar.
O Rei terá convidado o príncipe André e a ex-mulher deste para a reunião familiar na Escócia, segundo relata o jornal, num gesto de união e pacificação, uma vez que o irmão mais novo tem estado afastado dos eventos reais por causa das acusações de abuso sexual de que foi alvo. Sarah Ferguson terá também voado para Aberdeen e ambos estarão instalados numa casa, Craigowan Lodge, na propriedade do castelo.
O príncipe André não foi a única figura controversa a aparecer nesta manhã de domingo. Lady Susan Hussey, antiga dama de companhia da Rainha, que esteve envolvida numa polémica com tom de racismo no final de 2022. O assunto deu que falar e levou mesmo a madrinha do príncipe William a despedir-se da casa real e o próprio a classificar o ocorrido como “lamentável” e “inaceitável”.
Este sábado, o Rei e a rainha participaram numa cerimónia na propriedade do castelo de Balmoral, que se chama “Ballater Colour”, e marca a mudança na guarda real que estará no castelo sempre que o rei lá estiver, nos meses de verão. Este ritual foi começado pela Rainha Victoria em 1880. O Rei usou um kilt, como vem sendo seu hábito em eventos oficiais na Escócia, assumindo-se como um dos melhores embaixadores deste traje tradicional.
Os reis terão preferência em ficar na sua residência privada em Aberdeenshire, Birkhall, mas Carlos III escolheu instalar-se em Balmoral, em homenagem à sua mãe. O Rei chegou à residência no passado dia 21 e teve um receção oficial, como manda a tradição. No ano passado, esta receção aconteceu em privado, para conforto de Isabel II, uma vez que a soberana já estava com a saúde muito debilitada.
Antes de chegar a Balmoral, os monarcas estiveram instalados no Castelo de Mey, também na Escócia. O Rei herdou esta, que era a residência privada da rainha mãe.
Foi no Castelo de Balmoral que Isabel II morreu a 8 de setembro de 2022, e é por lá que que os reis vão estar quando passar um ano da morte da soberana, mas a casa real já informou que não haverá planos para assinalar publicamente a data. Carlos e Camila vão depois em viagem de estado a França entre os dias 20 e 22 de setembro.