Um sismo com magnitude 2,2 na escala de Richter foi sentido, esta quinta-feira, nos concelhos de Vila Verde e de Ponte de Lima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, o sismo foi registado nas estações da rede sísmica do continente pelas 11h57, sendo que o epicentro se localizou a cerca de 10 quilómetros a sul do concelho de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo.

E vão quatro. Mais um sismo esta terça-feira: abalo de 2,5 sentido em Arouca

“De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Vila Verde (Braga) e em Ponte de Lima (Viana do Castelo)”, refere o IPMA, em comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é “sentido dentro de casa” e “os objetos pendentes baloiçam”, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, descreve o Instituto do Mar e Atmosfera (IPMA) no site oficial.

Quatro sismos num dia. “Devemos estar atentos: Portugal está numa região sismicamente ativa, o que representa um perigo real na nossa vida”