Foi Elizabeth Borne, a primeira-ministra francesa, quem deu o bienvenue aos reis de Inglaterra no aeroporto de Paris-Orly antes de descerem, os três lado a lado, a passadeira vermelha. A visita de Estado de três dias de Carlos III a França arrancou oficialmente esta quarta-feira, depois de ter sido adiada em março por causa dos protestos violentos em Paris contra as alterações nas pensões. Após vários anos marcados pelas negociações tensas em torno do Brexit, a visita sinaliza uma reaproximação das relações entre os dois países.

À saída de Inglaterra, o Palácio de Buckingham partilhou nas redes sociais um vídeo que marcou o tom amistoso da viagem. “Estamos tão ansiosos por nos juntarmos a vocês em Paris e Bordéus enquanto embarcamos na nossa primeira visita de Estado como Rei e Rainha a França, um país pelo qual ambos temos o maior amor e admiração“, pode ler-se na mensagem, acompanhada por um vídeo que mostra Carlos III a cumprimentar uma tripulante à entrada no avião. “Vamos celebrar o laço especial entre os nossos dois países e tudo o que o vosso país maravilhoso tem para oferecer. À bientôt France! (até j´á, França).

Na comitiva de boas-vindas no aeroporto, juntaram-se a Elizabeth Borne o ministro dos Negócios Estrangeiros inglês, James Cleverly, a embaixadora do Reino Unido em França, Dame Menna Rawlings, e a embaixadora francesa no Reino Unido, Hélène Tréheux-Duchêne.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os reis seguiram para o Arco do Triunfo, onde foram recebidos por Emmanuel Macron e a mulher, Brigitte Macron. Lá, as equipas acrobáticas das Forças Aéreas dos dois países — a Patrouille de France e os Red Arrows britânicos — sobrevoaram o monumento, pintando no céu um rasto azul, vermelho e branco. Ouviram-se os hinos das duas nações e foi colocada uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido para “assinalar os sacrifícios partilhados do passado e um legado duradouro de cooperação”, explicou o Palácio de Buckingham.

Para assinalar a visita, Macron partilhou na sua conta no X (antigo Twitter) uma compilação em vídeo que reúne as 34 visitas anteriores de Carlos III a França enquanto Príncipe de Gales. “Visitou-nos como príncipe, regressa como rei. Seja bem-vinda, Sua Majestade.”

Os reis seguiram de carro pela avenida dos Champs-Elysées até ao Palácio do Eliseu, onde Carlos III e Emmanuel Macron tinham marcado um encontro bilateral para discutirem temas como a Guerra na Ucrânia, a crise climática e as migrações.

À noite, serão recebidos no Salão dos Espelhos do Palácio de Versalhes para um banquete que vai reunir personalidades britânicas e francesas influentes em várias áreas, entre eles Hugh Grant, Charlotte Gainsbourg, Mick Jagger, Didier Drogba e Bernard Arnault, atualmente o homem mais rico do mundo, além de cerca de 150 outros convidados.

Rei Carlos III iniciou visita a França para apaziguar tensão pós-Brexit 

Carregue na galeria para ver algumas imagens da primeira visita de Estado de Carlos III a França como Rei de Inglaterra.