Em atualização
Um sismo de 6,4 na escala de Richter foi registado esta quarta-feira nas Filipinas, revela o European-Mediterranean Seismological Centre (EMSC). O epicentro teve uma profundidade de 122 quilómetros e deu-se na ilha de Mindanau, a 69 quilómetros da cidade de Namuac. O perigo de tsunami já foi afastado.
#Earthquake (#lindol) possibly felt 1 min 20 sec ago in #Philippines. Felt it? Tell us via:
????https://t.co/bvL9EDQjKG
????https://t.co/44vngdM2ty
????https://t.co/OSr2jaub9Y
⚠ Automatic crowdsourced detection, not seismically verified yet. More info soon! pic.twitter.com/B28BTBJgOK— EMSC (@LastQuake) October 4, 2023
O arquipélago das Filipinas é uma zona de elevada presença sísmica, motivada pela Placa das Filipinas, a placa tectónica oceânica com uma área de 5,5 milhões de quilómetros quadrados.
Nos últimos dias, foram registados vários terramotos, tendo o último ocorrido na passada terça-feira, com uma magnitude de 4,8 na escala de Richter. De acordo com a Philippine Information Agency (PIA), não houve quaisquer danos.
O maior sismo da história das Filipinas ocorreu em 1976, em Golgo de Moro, na cidade de Mindanau — onde se deu o epicentro do terramoto desta quarta-feira —, que teve uma magnitude de 7,9 e fez oito mil mortos.
A strong 6.7 earthquake rocked Davao City on Wednesday evening, October 4, 2023.
In the video, pray For phillippine#mindanao #earthquake #philippines #sismo #temblor #terremoto #Philippines #earthquake #Indonesia #earthquakes #Earthquake #earthquake #กราดยิง #EarthMix pic.twitter.com/UcWlRaH67D— kiran joshi (100% Follow Back) (@kiranjoshi235) October 4, 2023