Bas Dost, ex-jogador do Sporting e atualmente a competir no campeonato neerlandês, caiu inanimado durante o jogo entre o NEC Nijmegen e o AZ Alkmaar, este domingo. O momento aconteceu já no final da partida, ao minuto 90. Bas Dost estava a meio do campo num momento em que AZ Alkmaar ensaiava um ataque quando caiu subitamente. As imagens podem impressionar.
https://twitter.com/ronaldmorgan_/status/1718685933086613731
A partida foi interrompida assim que o árbitro se apercebeu da condição do jogador, e as equipas médicas estiveram alguns minutos a prestar assistência ao jogador de 34 anos, que acabou por ser retirado de maca. Durante esse tempo, as duas equipas formaram uma barreira à volta do jogador para garantir a privacidade.
Entretanto, nas redes sociais, o clube já garantiu que Bas Dost estava “consciente” quando foi encaminhado para o hospital.
Bas Dost is bij kennis en wordt van het veld gehaald. De wedstrijd is stilgelegd.#AZNEC
— N.E.C. Nijmegen (@necnijmegen) October 29, 2023
Horas depois do incidente, o próprio jogador partilhou uma publicação no Twitter em que garante estar “bem” e agradece a ajuda que recebeu ainda em campo. “Estou bem. A ajuda que recebi no terreno foi fantástica. Estou no hospital agora e sinto-me bem. Obrigado por todo o apoio!”, escreveu. Uma foto sua, na cama do hospital e de polegar para cima, acompanha o tweet que rapidamente somou milhares de “gostos”.
Bas Dost: “Het gaat goed met me. De hulp die ik op het veld heb gekregen was fantastisch. Ik ben nu in het ziekenhuis en ik voel me goed. Bedankt voor alle support!” ???? pic.twitter.com/0WY5sAnQ87
— N.E.C. Nijmegen (@necnijmegen) October 29, 2023
Em declarações à ESPN neerlandesa, o diretor do NEC Nijmegen, Wilco van Schaik, descreveu o momento e revelou as primeiras palavras do jogador do clube depois de recuperar a consciência. “Corri rapidamente pelos corredores, em direção ao relvado. A lona já tinha sido colocada à volta dele [quando cheguei ao local], mas ninguém sabia como ele estava. O árbitro Jeroen Manschot disse que ele tinha mostrado sinais de consciência e que tinha pedido para dizermos à família que estava consciente. Tivemos sorte por a equipa médica ter chegado rapidamente ao local”.
O dirigente do NEC Nijmegen continua a descrição dos minutos tensos e de apreensão. “Quando Bas Dost chegou lá dentro [aos balneários], o pai dele também já lá estava. Ele sentou-se quando chegou ao pé do pai e quis falar com os jogadores. Foi tudo muito intenso”.