O Mégane E-Tech 100% eléctrico vai propor aos condutores portugueses uma espécie de Natal atrasado, uma vez que até aqui arrancava nos 38.350€ e vai passar a ser proposto por valores a partir de 32.990€. Esta redução de 5.360€ não caiu do céu, mas sim do reposicionamento do modelo, em virtude da chegada, ainda em 2024, dos novos eléctricos R5 e Scénic, ambos a prometer preços atractivos, graças às sinergias da marca que promete sete novos modelos a bateria nos próximos anos.
Para os construtores como a Renault, que investem em veículos eléctricos concebidos de raiz para maximizar o potencial desta tecnologia, com recurso a plataformas específicas, produção de motores, de software e de baterias – este último caso a arrancar em breve –, o incremento de produção acaba por se traduzir numa correspondente redução de custos.
Renault promete sete novos eléctricos entre 20.000€ e 40.000€
A marca francesa que prepara o lançamento de sete novos modelos eléctricos até 2031, dos quais dois deles são esperados este ano, nomeadamente o R5 e o Scénic, com o R4 a seguir-se em 2025, viu chegada a ocasião de partilhar com os seus clientes os ganhos na produtividade e eficiência da produção, apesar desta estratégia implicar um investimento inicial superior.
Os novos modelos a bateria vão obrigar a uma reformulação total da gama de veículos eléctricos da Renault a nível dos preços, com o R5 a ser esperado para ainda este ano por 25.000€, ou seja, por menos 8.000€ do que o preço exigido pelo antigo Zoe. O próximo Scénic começará a ser entregue aos clientes ainda em 2024, por menos de 40.000€, com muitas esperanças a recaírem sobre o R4 em 2025, o SUV com a mesma base do R5, mas maior e proposto por menos de 30.000€.
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Com esta crescente oferta de modelos a bateria, que obviamente fará disparar o volume de produção, a marca francesa pensa conseguir baixar os custos unitários, permitindo a desejada redução do preço para os clientes, de forma a perseguir o incremento das vendas.
Tal como a Tesla revolucionou a oferta de automóveis eléctricos no segmento D, com o Model 3 por 39 mil euros, a Renault pretende perseguir o mesmo objectivo nos segmentos B (25.000€) e C (32.000), o que necessariamente vai levar a concorrência a reagir, caso não pretenda ver cair o volume de vendas.
Em Portugal, os novos eléctricos já levaram ao reposicionamento do actual Mégane E-Tech 100% eléctrico, cuja versão mais acessível, a EV40 130 (bateria de 40 kWh, autonomia de 300 km e motor de 130 cv), passa a ser proposta por 32.990€. Já a EV60 130 (60 kWh de bateria, 470 km e 130 cv) exige em troca 37.490€, enquanto a versão topo de gama, a EV60 220 (60 kWh, 218 cv e 450 km), é transaccionada por 39.490€.
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Enquanto isto, o Scénic disponibiliza a versão mais acessível, a EV60 170 (60 kWh, 170 cv e 430 km), por 40.690€, enquanto a versão EV87 220 (87 kWh, 218 cv e 623 km) está à venda por 46.500€. Consulte as tabelas para confirmar as reduções de preço anunciadas.