Depois de um período de algum marasmo na sua estratégia eléctrica, quase que se limitando à comercialização do Zoe (as vendas do Twingo Electric nunca descolaram), a Renault está apostada em alargar a sua gama de ligeiros a bateria com uma nova geração de modelos. O Mégane E-Tech Electric foi o primeiro a ir para a estrada, mas a ofensiva vai prosseguir com a introdução de mais veículos zero emissões. E poucas dúvidas restam que os mais aguardados são precisamente os que resgatam modelos icónicos na história da marca, caso do Renault 4 e do Renault 5. Pois bem, de acordo com a tradicionalmente bem informada publicação francesa L’Argus, já está definido o valor pelo qual a marca do losango pretende comercializar o Renault 4, neste seu regresso ao activo como SUV a bateria.

Renault 4Ever Trophy antecipa o B-SUV eléctrico

Se, no passado, o Renault 4 e o Renault 5 se tornaram populares por combinarem versatilidade com um preço acessível, no futuro, o seu sucesso comercial também dependerá do que oferecem enquanto modelos eléctricos e de quanto é que a Renault exigirá em troca. Até porque a concorrência vai aumentar e o segmento B está longe de ser indiferente ao value for money. Um preço competitivo, portanto, potencialmente atrairá mais compradores.

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R5 Turbo 3E a preparar a chegada para o novo R5

Ora, o próprio “patrão” da Renault, Luca de Meo, já assumiu publicamente que a meta da marca é vender o Renault 5 – que será o primeiro a chegar ao mercado, em 2024 – por um valor abaixo de 25.000€. O Renault 4, de maiores dimensões e com a carroçaria da moda (SUV), terá necessariamente de ficar acima desta fasquia. Segundo a L’Argus, em França, a versão mais acessível será comercializada por valores a partir de 29.000€.

Recorde-se que os novos Renault 4 e 5 vão ambos ser concebidos sobre a plataforma CMF-B EV, partilhando baterias e motores. A versão mais barata do utilitário, destinado a ocupar o lugar do Zoe, deverá contar com um acumulador com cerca de 40 kWh, visando um alcance entre recargas na casa dos 350 km, ou seja, uma autonomia superior à do actual Zoe R110 com bateria de 40 kWh (313 km), por menos 10.000€. O próprio R4, a confirmar-se o preço avançado pela L’Argus, vai ser mais “carro” por um valor inferior àquele que é hoje cobrado pelo Zoe que, em Portugal, é proposto por valores a partir de 35.150€. Promete…