O ano de 2023 não foi mau para Audi, que transaccionou 1.895.240 veículos, mais 17,4% do que no ano anterior e um dos melhores desempenhos comerciais dos últimos anos. O resultado aconteceu após um 4.º trimestre em que o construtor alemão entregou aos seus clientes 508.600 unidades, mais 20% do que no mesmo período de 2022.

Para o incremento das vendas da marca de Ingolstadt contribuíram consideravelmente os modelos com motores exclusivamente eléctricos alimentados por bateria, tendo a marca vendido globalmente mais de 175 mil veículos eléctricos, o que representa um incremento de 51% face a 2022. E isto numa fase em que o construtor oferece essencialmente apenas dois modelos, de um lado o imponente Q8 e-tron, competente em potência e autonomia mas assente numa plataforma multienergia (para motores a combustão e eléctricos), à semelhança do que acontece com todos os eléctricos dos rivais BMW e Mercedes, a que se junta o Q4 e-tron, já sobre uma plataforma mais eficiente e específica para eléctricos, estando disponível na versão normal, mais volumosa, e na mais desportiva Sportback.

A6 Avant e-tron será alternativa aos SUV em 2024

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com os modelos eléctricos a representarem 10,9% do total das vendas, a Audi comercializou 55.400 unidades no derradeiro trimestre de 2023, tendo o Q4 e-tron sido o modelo mais procurado. No acumulado dos 12 meses do ano passado, a venda de modelos a bateria ascendeu a 175.400 veículos, com o Q4 e-tron a garantir 111.700 unidades, confortavelmente à frente do Q8 e-tron, incluindo em ambos os casos as versões normais e Sportback.

Audi mostra o Q6 e-tron que começará a ser entregue em 2024

Felizmente para a Audi, se agora oferece apenas dois modelos eléctricos, em 2024 vai duplicar a oferta, ao juntar aos actuais Q4 e Q8 e-tron os novos Q6 e-tron e A6 e-tron, este último na versão berlina e carrinha, a Avant. O Q6 e-tron é o irmão gémeo do Porsche Macan a bateria, partilhando com ele tudo, dos motores à bateria, passando pelo chassi, concebido sobre a nova plataforma do Grupo Volkswagen, a PPE (de Premium Platform Electric). O A6 e-tron – já conhecido como protótipo muito próximo da versão final, segundo a marca – é particularmente elegante e atraente, especialmente na versão Avant.