A administração do Hospital São Francisco Xavier manifestou-se esta terça-feira solidária com a família de Avelina Ferreira, e “totalmente disponível” e interessada em colaborar com as diversas entidades que estão a investigar o caso.

O corpo de Avelina Ferreira foi encontrado na segunda-feira numa mata nas traseiras do Colégio de São José, Lisboa, depois de a mulher ter desaparecido em dezembro do ano passado após ter dado entrada nas urgências do Hospital São Francisco Xavier.

Esta terça-feira, em comunicado, o conselho de administração da Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental (ULSLO) apresenta condolências à família e amigos de Avelina Ferreira “pelo trágico desfecho”, e diz que já o fez diretamente à família, quando foi manifestada disponibilidade para apoio psicológico.

Corpo encontrado na mata junto ao Hospital de São Francisco Xavier é da idosa desaparecida há dois meses

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A confirmação do falecimento é, também para esta Instituição e para os seus profissionais, motivo de tristeza e consternação, pelo que aqui se deixa a expressão de solidariedade neste momento”, refere o comunicado.

A ULSLO recorda que após o desaparecimento “foram muitos os profissionais de saúde da Instituição que se juntaram e participaram ativamente nas buscas da utente às imediações do Hospital de São Francisco Xavier”.

A ULSLO diz no comunicado que continuará a acompanhar atentamente este caso e os seus desenvolvimentos.

Avelina Ferreira, 73 anos, com Alzheimer, desapareceu em 12 de dezembro do ano passado, depois de ter entrado sozinha nas urgências do Hospital, uma vez que o marido foi impedido de a acompanhar. O marido esteve sete horas à espera do lado de fora das urgências, até descobrir que Avelina tinha desaparecido sem que ninguém tivesse dado conta.

Familiares de Avelina Ferreira, mulher de 73 anos com Alzheimer desaparecida há um mês, promovem vigília em frente à Assembleia da República

A família culpou o hospital por ter impedido que o marido acompanhasse Avelina Ferreira no serviço de urgência, tendo sido obrigado a aguardar na sala de espera e em janeiro lançou uma petição a pedir mecanismos que previnam o desaparecimento de pessoas com demência.

A ULSLO agrega três hospitais, o Hospital de São Francisco Xavier, o Hospital de Egas Moniz e o Hospital de Santa Cruz.