790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Corpo encontrado na mata junto ao Hospital de São Francisco Xavier é da idosa desaparecida há dois meses

Corpo em avançado estado de decomposição encontrado nas traseiras do Hospital São Francisco Xavier é de Avelina Ferreira que, com Alzheimer, desapareceu do hospital há mais de dois meses.

Avelina Ferreira

O cadáver encontrado esta segunda-feira de manhã, em avançado estado de decomposição, numa mata próxima do Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, é de Avelina Ferreira. A informação foi anunciada por um grupo de amigos da idosa desaparecida desde 12 de dezembro e confirmada ao Observador por fonte próxima da família.

Onde está Avelina? Hospital não se responsabiliza pelo desaparecimento de idosa com demência, filha lança críticas à PSP

Em comunicado, o grupo, que organizou várias buscas e vigílias para relembrar a idosa, que tinha sido diagnosticada com Alzheimer, confirmou, “com o coração bem apertado”, que o corpo correspondia ao de Avelina Ferreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A dor é enorme, mas foi o desfecho de que a família – e todos nós, de certa forma – precisava”, continuou o grupo, numa publicação no Instagram. “Agradecemos o enorme carinho, apoio e solidariedade de toda a comunidade que se mobilizou em torno deste caso.”

“Infelizmente, a nossa Avelina não voltará a casa, mas as nossas assinaturas não serão em vão. Vamos lutar para que não haja mais Avelinas e levar a petição ao Parlamento”, garantiu ainda, referindo-se à petição pública que circulou, antes da notícia desta segunda-feira.

O advogado da família revelou à SIC Notícias que recebeu a confirmação através de uma “chamada feita pelo inspetor da Polícia Judiciária encarregue do assunto” à filha da idosa, Susana Ferreira. “Fez-lhe perguntas relativamente a coisas usadas pela senhora. Aquilo que foi determinante do ponto de vista do reconhecimento foi a aliança que a senhora usava“, disse João Medeiros.

O Observador sabe também que o cadáver foi encontrado por um cão, que estava a ser passeado no local. O cão arraçado de dogue alemão estava a passear sem trela e rastreou o cheiro. Quando a pessoa do serviço que o levava se apercebeu, este estava junto ao corpo. Foi essa que contactou imediatamente a polícia.

Segundo fonte da PSP confirmou ao Observador, o corpo estava num estado tão avançado de decomposição que não foi possível logo reconhecer o seu género, tendo só horas depois sido confirmado que se tratava de uma mulher.

O corpo foi entregue ao Instituto de Medicina Legal e a Polícia Judiciária esteve no local a fazer as diligências necessárias.

Ao Observador, fonte do oficial da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental avançou, por volta das 12 horas de segunda-feira, que o hospital São Francisco Xavier não tinha ainda recebido nenhum contacto oficial por parte das autoridades e que por isso não se vai pronunciar sobre o caso.

Em dezembro de 2023, Avelina Ferreira, de 73 anos, desapareceu do hospital, após ter dado entrada, no seguimento de uma chamada do marido para o INEM. “Ela tinha desmaiado de manhã e novamente à hora de almoço, e o meu pai começou a achar que podia ser grave”, contou, na altura, ao Observador a filha, Susana Ferreira.

A idosa, que foi diagnosticada com a doença de Alzheimer, entrou no hospital com o marido, que repetiu “três vezes” que esta “sofria de demência”, devendo por isso estar acompanhada enquanto esperava pelo acompanhamento médico.

No entanto, como a mulher estava inconsciente, pediram para o marido aguardar na sala de espera, com a promessa de que iam “dando notícias”. Essas foram chegando, tendo a equipa médica alertado que a idosa tinha voltado inconsciente e que até a tinham colocado numa “poltrona reclinável”, porque precisavam da maca.

Ao fim de algum tempo, a idosa terá pedido para ir à casa de banho. Não uma, mas duas vezes. “Disseram que não podia ir, pois não havia ninguém para ir com ela. Então, foi sozinha.” O que terá acontecido depois, assume a filha, Susana, é que Avelina tentou regressar ao local onde se encontrava e, não sabendo o caminho, acabou por sair do hospital e rumar a casa.

Durante três horas, ninguém deu pela sua falta. Só às 21h30, quando começava o horário das visitas e o marido foi perguntar por ela, é que os funcionários o encaminharam à sala onde Avelina alegadamente se encontrava. “O meu pai entrou e disse que ela não estava lá“, recordou Susana.

Enquanto Avelina esteve desaparecida, Susana, que é diretora de marketing da faculdade Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Carcavelos, e algumas colegas organizaram diversas vigílias à sua procura, tendo passado por vários locais onde esta alegadamente tinha sido vista, nomeadamente em Algés e no Passeio Marítimo de Algés.

A PSP chegou mesmo a fazer buscas com cães pisteiros nas imediações do hospital, mas nada encontrou.

Notícia atualizada às 8h00 de 27 de fevereiro de 2024

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora