Desde 15 de fevereiro que as empresas podem pedir para resgatar as verbas que descontaram para o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT). Em duas semanas, foram validados 193 pedidos, num total de 613 mil euros. A grande maioria (86%) desse montante terá a formação como destino, enquanto a menor fatia vai para apoios à habitação dos trabalhadores (5,2%).

O acordo de rendimentos assinado em outubro de 2022 na concertação social, sem a CGTP, previa o fim das contribuições para o FCT, que já aconteceu a partir de maio do ano passado, e a sua reconversão para diversos fins. Ou seja, as verbas que as empresas descontaram para o fundo podiam ser resgatadas para financiar custos e investimentos com habitação dos trabalhadores, assim como para apoiar “outros investimentos realizados de comum acordo entre entidades empregadoras e estruturas representativas dos trabalhadores, nomeadamente creches e refeitórios” e para “financiar a qualificação e a formação certificada dos trabalhadores”, de acordo com o decreto-lei publicado em dezembro.

Mantém-se a finalidade a que o Fundo já estava sujeito de pagar até 50% da compensação devida por cessação do contrato de trabalho dos trabalhadores.

Só a meio de fevereiro é que as empresas podem começar a resgatar verbas do fundo de compensação do trabalho

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao Observador, o Ministério do Trabalho indica que desde 15 de fevereiro até 29 de fevereiro, foram validados 193 pedidos de resgate por parte de empregadores, relativos às contribuições referentes a 4.911 trabalhadores. “No total já foram resgatados 613 mil euros do FCT para as novas funções” previstas no acordo: 32 mil euros para habitação (5,2%); 54 mil euros para equipamentos sociais (8,8%); e 527 mil euros para formação (86%). Ou seja, nas primeiras duas semanas em que o resgate é possível, foi pedido apenas cerca de 0,1% dos mais de 600 milhões depositados no fundo. O decreto-lei determina que os empregadores podem mobilizar as verbas “até 31 de dezembro de 2026”.

[Já saiu o primeiro episódio de “Operação Papagaio”, o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir também o trailer aqui.]

As transferências das verbas para os empregadores acontecem no dia 8 do mês seguinte ao pedido de resgate, ou seja, “a transferência das verbas requeridas em fevereiro ocorrerá no dia 8 de março“, especifica o Ministério.

O decreto-lei publicado em dezembro prevê que, quando os fundos são mobilizados para apoio à habitação e formação, seja cumprido o dever de auscultação e não haja oposição fundamentada ou, na ausência de estruturas representativas dos trabalhadores, haja uma comunicação prévia aos trabalhadores. Aqui, os trabalhadores podem opor-se à mobilização das verbas, mas apenas nalgumas situações. “A entidade auscultada tem 10 dias para se opor à mobilização dos montantes indicados pelo empregador, mas apenas podendo ter como fundamento a utilização daqueles montantes para finalidades diversas das previstas na Lei ou o desrespeito pelos princípios da equidade e da igualdade de oportunidades e de tratamento”, lê-se.

Já para os investimentos em creches ou refeitórios é necessário acordo com as estruturas representativas dos trabalhadores.

O FCT era financiado pelas empresas por meio de contribuições mensais sobre o salário do trabalhador com vista ao pagamento de parte de eventuais compensações por despedimento.

Empresas vão poder usar verbas do fundo de compensação de trabalho para apoiar compra de casa por jovens trabalhadores