478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Concertação Social

Governo

Concertação social discute acordos de mobilidade

Governo e parceiros sociais reúnem-se na Concertação Social para discutir os acordos de mobilidade de trabalhadores. A simplificação do regime jurídico de estrangeiros também está em cima da mesa.
Noticiário

20h. CGTP acusa António Costa de "propaganda"

É a resposta depois de o primeiro-ministro ter admitido "frustração política" e acusado a CGTP de estar contra compromissos na Concertação Social. E, arranque da Carris Metropolitana adiado para 2023.
Administração Pública

Tabela Remuneratória Única. Revisão em causa

Mariana Vieira da Silva admitiu em entrevista que, apesar de rondas com sindicatos arrancarem esta quarta, governo não se compromete com revisão da Tabela Remuneratória Única já em 2023.
Resposta Pronta

Salários. "Empresas estão a fazer o seu caminho"

Depois de António Costa pedir às empresas um esforço coletivo, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, avisa: aumento de salários deve ser acompanhado de política fiscal.
Explicador

Lei laboral. "Estão ausentes as questões de fundo"

Isabel Camarinha, líder da CGTP, diz que a contratação coletiva, os horários de trabalho e a precariedade deviam ter sido incluídas. Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, critica o timing da medida.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Concertação ou "Desconcertação" Social?

O Governo vai avançar com 70 medidas com as quais patrões e sindicatos não estão de acordo. Assim a Concertarão Social começa mal. Pede-se um acordo mais a médio e longo prazo.
Concertação Social

Agenda do Trabalho Digno sem subida de horas extra

Governo deixa cair aumento do valor das horas extra da Agenda do Trabalho Digno. A Agenda vai ser aprovada em junho sem acordo dos parceiros sociais.
Noticiário

20h. Dependência de gás russo é um erro, diz ME

António Costa Silva defende que Europa deve apostar na diversificação das fontes de energia. E, o aviso da Confederação da Indústria Portuguesa: pensar que salários podem subir nesta altura é utópico.
Noticiário

17h. Patrões pedem mais medidas 

À entrada para a reunião da concertação social, o presidente da CIP sublinha os apoios já anunciados, mas pede mais ajudas às empresas. Ainda neste jornal, a FIA abre uma investigação ao piloto russo
Programa de Governo

Alterações à lei laboral não voltam à concertação

Ministra não esclareceu se medidas negociadas à esquerda vão manter-se na Agenda que seguir para o Parlamento. UGT avisa: não será admissível que documento seja alterado sem ir à concertação social.
Noticiário

16h. Concertação Social. "Dois grandes acordos"

Ministra Mariana Vieira da Silva apresenta o programa do Governo, com ajustes face ao programa eleitoral do PS, incluindo nos objetivos económicos, mas não em relação ao programa de Estabilidade.
Francisco Assis

Assis recebeu convite de Costa para ficar no CES

Presidente do CES, que já mostrou disponibilidade para continuar no cargo, diz que também o PSD é "favorável" à sua permanência. Eleição pela Assembleia da República pode acontecer em abril.
Noticiário

22h. Trabalhadores insatisfeitos com medidas

A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, defende que as medidas estão mais centradas nas empresas do que nos trabalhadores. Pede ao Governo medidas equilibradas e que não agravem desigualdades.
Combustível

Governo vai devolver ganho no IVA dos combustíveis

António Costa anunciou, quanto ao gás de botija, que haverá uma subsidiação de dez euros em garrafa para todos os beneficiários da tarifa social da eletricidade.
Semáforo Político

"Produtividade da economia tem ficado muito aquém"

Francisco Assis, presidente do CES, diz que acordo até julho para melhoria do rendimento de trabalhadores e da competitividade das empresas "é razoável", mas "exige muito trabalho entre envolvidos".
Legislativas 2022

CAP saúda referência de Costa a consensos

A Confederação dos Agricultores de Portugal saudou a disponibilidade de António Costa "para dialogar com os parceiros sociais", considerando que é um "sinal de enorme maturidade democrática".
Salário Mínimo Nacional

IPSS. 200 mil trabalhadores com salário mínimo

Cerca de 200 trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) protestaram no Porto no âmbito da greve nacional de 24 horas contra os baixos salários.
Greve

Sindicato mantém greve nas IPSS e Misericórdias

Segundo o SINTAP, "as partes ainda não chegaram a um acordo que garanta as reivindicações dos trabalhadores", garantindo o sindicato que "tudo fará para o conseguir".
Concertação Social

Concertação Social discute salários e apoios

A reunião da Concertação Social desta sexta-feira terá como temas o aumento do salários mínimo para 705 euros e os apoios às empresas para poderem suportar esta subida.
Concertação Social

Governo e parceiros discutem salário mínimo dia 26

O aumento do salário mínimo nacional dos atuais 665 euros para 705 euros em 2022 foi proposto na terça-feira pelo Governo na CPCS e desagradou às centrais sindicais e às confederações patronais.
Salário Mínimo Nacional

Salário mínimo afeta outros ordenados e preços

Subida do ordenado mínimo traz consigo o aumento do universo isento de IRS e tem efeitos em várias convenções coletivas. Preços também podem subir na restauração, alerta economista.
CIP

Empresas recusam "sufocante" regresso ao passado 

Confederação Empresarial de Portugal defendeu que não se devem fazer aprovações apressadas à lei laboral no atual contexto político, observando que estas estão a ser tratadas sem os parceiros sociais.
Concertação Social

Governo insiste em subir salário mínimo para 705€

Executivo reuniu-se com sindicatos e patrões na concertação social, onde apresentou oficialmente o salário mínimo de 2022. Também quer discutir "metodologia" para monitorizar os impactos da subida.
Noticiário

6h. Governo e parceiros discutem salário mínimo

Executivo e parceiros reúnem-se na Concertação Social. Em cima da mesa deve estar a passagem dos atuais 665 euros de salário mínimo nacional para os 705 euros, já em janeiro do próximo ano.
Resposta Pronta

TSD. "Aumento do Salário Mínimo deve continuar"

Pedro Roque, secretário-geral dos Trabalhadores Social Democratas, considera que Portugal deve manter "trajetória de crescimento" do Salário Mínimo. Aumentos na Função Pública são "insuficientes".
CIP

CIP: "Deve haver aumento de salários"

Questionado sobre a possibilidade do regresso ao teletrabalho, caso a pandemia se agrave, Óscar Gaspar recomendou cautela na altura de tomar decisões.
Noticiário

14h. Vice-almirante rejeita regresso à task-force

O antigo líder do plano de trabalho afirma que a sociedade civil "não pode estar presa a militares". Ainda neste jornal, a antevisão ao jogo entre Portugal e República da Irlanda de amanhã.
Noticiário

19h. Maioria dos postos aderiram ao Autovoucher

Neste jornal, dois terços dos postos de abastecimento aderiram ao Autovoucher. Ainda nesta edição, os patrões estão de regresso à Concertação Social. E o adeus de Ricardinho da Seleção.
Resposta Pronta

"Sentíamos uma menorização da Concertação Social"

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços, pede "estabilidade" política e lamenta um Orçamento do Estado "pobre em relação às necessidades das empresas".
Concertação Social

Patrões faltam a reunião sobre fundos europeus

Patrões não estiveram presentes na reunião marcada para esta terça-feira com o ministro do Planeamento sobre o PT2030. Em comunicado, anunciam o regresso à concertação, onde querem debater o tema.
Governo

Governo aprova regime de concursos sem negociação

Na quinta-feira, o Governo aprovou na generalidade o regime de concursos internos de promoção a categorias intermédias e de topo das carreiras docente do ensino superior e de investigação científica.
Noticiário

19h. Patrões admitem regresso às negociações

Neste jornal, depois de terem suspendido a participação na concertação social, as confederações patronais admitem voltar às negociações. E Rui Rio insiste no adiamento das eleições diretas do PSD.
Concertação Social

Patrões admitem regresso à concertação social

Os líderes das confederações patronais admitiram regressar à concertação social. Reunião com António Costa e Ana Mendes Godinho foi "frutuosa" e alguns assuntos foram "devidamente tratados".
Crise Política

CGTP e UGT exigem novo salário mínimo em janeiro

Nas reuniões com os parceiros sociais, Marcelo não adiantou qual a data das eventuais eleições antecipadas. Sindicatos deixam apelos ao Governo, patrões pedem reunião urgente com Costa.
Concertação Social

CAP admite regresso à Concertação Social

"Pressupondo que o Governo quererá apresentar a subida do salário mínimo nacional para 705 euros mensais, [...] a CAP comunica que viabilizará esta atualização", consta num comunicado.
Noticiário

17h. Patrões pedem audiência urgente ao PM

Neste jornal, os apelos das confederações patronais, que suspenderam a participação na Concertação Social. Manuel Caldeira Cabral diz que chumbo do OE cria dificuldades à recuperação económica.
Sob Escuta

António Saraiva: "Não acredito no lapso"

O presidente da CIP assume que houve um "enorme desrespeito pela concertação social” por parte do Governo. Espera, no futuro, que haja mais estabilidade parlamentar para as reformas necessárias.
Crise Política

CIP: Parlamento devia expressar maioria de voto

Presidente da CIP pede solução política que garanta estabilidade ao país e às empresas. E critica Costa por pedir desculpa pelo “lapso” da concertação e a seguir anunciar subida do salário mínimo.
Explicador

OE foi "saco de gatos" para Concertação Social

Presidente do CES e Presidente do Fórum para a Competitividade consideram que eleições são o melhor caminho para resolver crise política. Ex-CGTP defende aumento de salário mínimo, mesmo sem orçamento
Orçamento do Estado

OE2022. Parceiros que "deixem tática política"

O dirigente socialista salientou que o PS já foi "mais longe" face à proposta original do OE para 2022 e disse que o que foi afirmado pelo BE "não tem fundamento".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.