Subiu para 294 o número de ocorrências relacionadas com o mau tempo, sendo que o Norte e o Centro continuam a ser as regiões mais afetadas. Na zona de Santarém, o vento forte que se fez sentir nas últimas horas provocou danos em duas habitações, de acordo com a Proteção Civil.

Em declarações à Rádio Observador, o comandante Alberto Fernandes detalha que “entre as 00h00 e as 20h00 foram registadas 294 ocorrências, que envolveram 1.115 operacionais e 487 meios terrestres”. A maioria das ocorrências são inundações, quedas de árvore e limpeza de vias.

Em Santarém, pelas 18h07, “um fenómeno extremo de vento” levou à queda “de algumas árvores” e “danos na cobertura de duas habitações”. De acordo com o comandante da Proteção Civil Alberto Fernandes a situação “está resolvida”.

Não há registo de qualquer vítima ou desalojado na sequência do mau tempo.

Ouça aqui o mais recente ponto de situação:

22h. Número de ocorrências devido ao mau tempo sobe para 294

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos a monitorizar a situação. As condições meteorológicas mantêm-se adversas e estamos a acompanhar”, adianta, em declarações à Rádio Observador, o comandante da Proteção Civil.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Aveiro, Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa e Setúbal vão manter-se sob aviso vermelho até domingo, devido à agitação marítima na costa portuguesa.

Depressão Mónica. Já há um nome para a tempestade que está a molhar este fim de semana de eleições

Já os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga estão sob aviso laranja para queda de neve até domingo de manhã.

Porto, Aveiro e Coimbra ficam sob aviso amarelo de queda de neve até domingo. Portalegre é o único distrito do continente que não tem avisos, no final de tarde deste sábado.

Artigo atualizado às 22h40 com os dados mais recentes da Proteção Civil