Em atualização
A princesa de Gales, Kate Middleton, veio a público pedir desculpa por “qualquer confusão” causada pela fotografia partilhada este domingo pelo Palácio de Kensington, para celebrar o Dia da Mãe no Reino Unido.
“Tal como muitos fotógrafos amadores, ocasionalmente faço algumas experiências com edições”, confessou a princesa, numa publicação no X, antigo Twitter, referindo-se à imagem retirada por várias agências, por suspeitas, agora confirmadas, de ter sido manipulada.
Like many amateur photographers, I do occasionally experiment with editing. I wanted to express my apologies for any confusion the family photograph we shared yesterday caused. I hope everyone celebrating had a very happy Mother’s Day. C
— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) March 11, 2024
Algumas repararam numa “inconsistência no alinhamento da mão esquerda da princesa Charlotte”, e outras analisaram bem a camisola de Louis e a parede que se encontrava atrás dos quatro. “Após uma inspeção mais próxima”, várias agências, como a Associated Press, a Reuters, e a AFP decidiram retirar a imagem de circulação, pois parecia ter sido manipulada pela fonte.
[Já saiu o segundo episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui]
I’ve never been much of a conspiracy theorist but if @AP @AFP @Reuters & other picture agencies are concerned enough to remove it and ask clients to delete it, there are serious questions for Kensington Palace – which was the source of the photo.
These appears to be the issues ???? https://t.co/ifcSB9mUzu pic.twitter.com/bH5gN9fJtJ— Chris Ship (@chrisshipitv) March 10, 2024
Esta foi a primeira fotografia de Kate publicada pelo Palácio desde que a princesa foi submetida a uma cirurgia abdominal, a 16 de janeiro, sendo que esta já tinha sido fotografada por paparazzis na semana passada ao lado da mãe, no interior de um carro.
Kate aparece com a mãe em foto tirada em Windsor, após dias de rumores sobre a sua ausência
A desconfiança por parte das agências, que veio a confirmar-se estar correta, surge após várias notícias a especular os motivos para o desaparecimento de Kate. Apesar de o Palácio ter dito que a princesa só deverá regressar aos compromissos públicos após a Páscoa, nasceram, nas redes sociais, diversas teorias a apontar outras razões para ausência de Kate, que não a recuperação da cirurgia, nomeadamente a participação num reality show, a hipótese de estar a correr “grande perigo de vida” ou a de ter morrido.
Onde está Kate? Entre questões e especulações, o que sabemos até agora sobre a princesa de Gales
Kate chegou a ser anunciada na parada de aniversário do Rei Carlos III, a também chamada Trooping of the Colour, mas o comunicado acabou por ser retirado do site, após o Palácio ter sublinhado que não tinha confirmado a sua presença.