Os príncipes de Gales publicaram uma fotografia que mostra Kate Middleton ao lado dos três filhos, a celebrar o dia da Mãe, que se celebra no Reino Unido neste domingo.

No entanto, depois da publicação da imagem, várias agências de notícias voltaram atrás e retiraram-na dos seus servidores, perante a suspeita de que a imagem tinha sido manipulada.

Aquela é a primeira imagem da Princesa de Gales depois da operação abdominal, realizada a 16 de janeiro.

“Obrigada a todos pelos vossos votos e pelo vosso apoio contínuo ao longo dos últimos dois meses. Desejamos a todos um feliz dia da mãe”, lê-se na mensagem deixada nas redes sociais pelos príncipes de Gales.

A fotografia foi distribuída a várias agências de notícias internacionais — e inicialmente foi enviada aos meios de comunicação social.

Mas, como conta a BBC, a fotografia começou a ser retirada de circulação. A Associated Press, por exemplo, retirou a imagem da sua linha de distribuição por esta não cumprir os padrões mínimos. Existe, diz a AP, uma “inconsistência no alinhamento da mão esquerda da princesa Charlotte”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este domingo, a AP retirou a imagem. “Após uma inspeção mais próxima, parece que a fonte manipulou a imagem.” A Reuters e a AFP seguiram a AP e também retiraram a fotografia da sua linha. Isto significa que os meios de comunicação que compram o serviço fotográfico destas agências não as poderão usar.

A Princesa Gales não deverá regressar aos deveres reais antes da Páscoa. Depois da operação, Kate Middleton esteve internada durante 13 noites na London Clinic e a última atualização do seu estado de saúde foi dada a 29 de janeiro, quando teve alta do hospital privado.

A última vez que Kate Middleton foi vista em público, antes da cirurgia, foi a 25 de dezembro do ano passado, na missa de Natal com a família real em Sandringham.

Afinal, Kate pode não estar presente na parada de aniversário do Rei. Exército britânico apaga anúncio do site