siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia
Um ataque de mísseis russos deixou “muitos mortos e muitos feridos” nesta quarta-feira de manhã em Chernihiv, no norte da Ucrânia, disse o governador do território através das redes sociais.
“O inimigo [Rússia] fez um ataque com três mísseis quase no centro da cidade. Há civis mortos e muitos feridos”, afirmou o governador Vyacheslav Tchaous.
Em atualização avançada pelo Kyiv Independent no Twitter, constatou-se um total de 17 mortos, tornando este o mais letal ataque aéreo russo em semanas, e sessenta feridos, incluindo três crianças. Duas pessoas morreram no hospital.
⚡️Update: Death toll of Russian missile attack on Chernihiv rises to 17.
The death toll of a Russian missile attack on the city of Chernihiv on April 17 has risen to 17, the State Emergency Service said. Two of the victims died in the hospital.
Some 60 people are reported as…
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) April 17, 2024
“Equipes de resgate e médicos estão fazendo todos os esforços para alcançar as pessoas e salvar suas vidas e saúde. Todos os serviços de emergência estão funcionando.” acrescentou Vyacheslav Tchaous.
Isso não teria acontecido se a Ucrânia tivesse recebido equipamento de defesa aérea suficiente e se a determinação do mundo em combater o terrorismo russo também fosse suficiente”, declarou o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky via Telegram.
O Chefe de Estado ucraniano, que divulgou imagens no mesmo canal, sublinhou ainda: “A determinação é importante. O suporte é importante. A determinação ucraniana é suficiente. É necessário que haja empenho suficiente por parte dos parceiros e apoio suficiente para reflecti-lo”.
Zelensky diz que sem ajuda financeira dos EUA, Ucrânia vai perder a guerra
Cherniguiv é uma das cidades mais antigas da Ucrânia, fundada há mais de mil anos, que tinha uma população de quase 300 mil habitantes antes da última invasão russa, e fica situada a cerca de 60 quilómetros da fronteira com a Bielorrússia, país aliado da Rússia.
Todos os dias, a Rússia bombardeia cidades ucranianas com mísseis e drones explosivos.