siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Um ataque de mísseis russos deixou “muitos mortos e muitos feridos” nesta quarta-feira de manhã em Chernihiv, no norte da Ucrânia, disse o governador do território através das redes sociais.

“O inimigo [Rússia] fez um ataque com três mísseis quase no centro da cidade. Há civis mortos e muitos feridos”, afirmou o governador Vyacheslav Tchaous.

Em atualização avançada pelo Kyiv Independent no Twitter, constatou-se um total de 17 mortos, tornando este o mais letal ataque aéreo russo em semanas, e sessenta feridos, incluindo três crianças. Duas pessoas morreram no hospital.

“Equipes de resgate e médicos estão fazendo todos os esforços para alcançar as pessoas e salvar suas vidas e saúde. Todos os serviços de emergência estão funcionando.” acrescentou Vyacheslav Tchaous.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isso não teria acontecido se a Ucrânia tivesse recebido equipamento de defesa aérea suficiente e se a determinação do mundo em combater o terrorismo russo também fosse suficiente”, declarou o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky via Telegram.

O Chefe de Estado ucraniano, que divulgou imagens no mesmo canal, sublinhou ainda: “A determinação é importante. O suporte é importante. A determinação ucraniana é suficiente. É necessário que haja empenho suficiente por parte dos parceiros e apoio suficiente para reflecti-lo”.

Zelensky diz que sem ajuda financeira dos EUA, Ucrânia vai perder a guerra

Cherniguiv é uma das cidades mais antigas da Ucrânia, fundada há mais de mil anos, que tinha uma população de quase 300 mil habitantes antes da última invasão russa, e fica situada a cerca de 60 quilómetros da fronteira com a Bielorrússia, país aliado da Rússia.

Todos os dias, a Rússia bombardeia cidades ucranianas com mísseis e drones explosivos.