Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Sophie, a duquesa de Edimburgo, tornou-se no primeiro elemento da família real britânica a visitar a Ucrânia desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022. Membro da realeza esteve esta segunda-feira em território ucraniano, onde se encontrou com Volodymyr Zelensky.

A visita de Sophie à Ucrânia aconteceu a pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico e, segundo o Palácio de Buckingham, citado pelo The Guardian, pretendeu “mostrar solidariedade às mulheres, homens e crianças afetados pela guerra”.

Na capital da Ucrânia, Kiev, a duquesa de Edimburgo encontrou-se com o Presidente ucraniano e Olena Zelenska, a primeira-dama. Ao Chefe de Estado, Sophie entregou uma mensagem privada do Rei Carlos III. Os três discutiram a forma de apoiar os sobreviventes de violência sexual e as mulheres construtoras da paz que trabalham para garantir a recuperação do país.

Sophie também esteve reunida com deslocados internos e visitou o cemitério de Bucha, onde se encontram enterrados alguns daqueles que morreram durante a ocupação russa.

A duquesa de Edimburgo já esteve em vários países onde decorrem ou já decorreram conflitos, como o Kosovo, o Sudão do Sul ou a República Democrática do Congo. Em 2023, também foi o primeiro elemento da família real a visitar o Iraque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR