Donald Trump partilhou na sua sua conta da Truth Social — rede social que lhe pertence — um vídeo em que é exibida uma referência a um “reich unificado”. Fonte oficial da campanha do candidato republicano às eleições norte-americanas disse que um gestor da rede não viu a palavra “reich” antes de ser publicada, acabando o vídeo por ser removido do feed.

A expressão alemã refere-se a um império, mas está sobretudo intimamente conotada com o “terceiro reich”, nome dado ao regime ditatorial nazi liderado por Adolf Hitler, em vigor na Alemanha de 1933 a 1945.

No vídeo partilhado esta segunda-feira na conta de Trump, a expressão surgia numa página de jornal criada com o intuito de mostrar como será a realidade dos EUA assim que o político voltar ao poder. O narrador descreve o suposto cenário após a vitória de Donald Trump e as imagens mostram duas vezes uma manchete com a frase, em inglês: “A força industrial aumentou significativamente… impulsionada pela criação de um reich unificado”.

Captura de Ecrã do vídeo publicado esta segunda-feira na conta de Donald Trump, onde se lê a expressão “unified reich”.

O porta-voz do presidente dos EUA, Joe Biden, reagiu à publicação e garantiu que Donald Trump “não está a brincar”. “Ele está a dizer à América exatamente o que pretende fazer se voltar ao poder: governar como um ditador sobre um ‘reich unificado'”, acrescentou James Singer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o segundo episódio de “Matar o Papa”, o novo podcast Plus do Observador que recua a 1982 para contar a história da tentativa de assassinato de João Paulo II em Fátima por um padre conservador espanhol. Ouça aqui o primeiro episódio.]

Donald Trump volta a insultar Biden e antecipa: “Se eu perder, haverá um banho de sangue”

Já fonte da campanha de Trump defende que a linguagem não foi usada intencionalmente. “Este não era um vídeo de campanha, foi criado por uma conta aleatória online e repostado por um funcionário que claramente não viu a palavra, enquanto o Presidente estava no tribunal”, assegurou a porta-voz de Trump, Karoline Leavitt.

De acordo com a Associated Press, o texto que aparece no vídeo parece ter sido retirado de uma entrada da Wikipedia sobre a Primeira Guerra Mundial, onde se lê: “A força industrial e a produção alemãs aumentaram significativamente após 1871, impulsionadas pela criação de um Reich unificado.”

Em março, num comício em Ohio, Donald Trump apontou as consequências de não ser eleito: “Se eu não ganhar, o resultado será um banho de sangue no país todo.”