O desafio foi este: convidar todos os diretores e editores da casa – Jornal e Rádio – a escolherem uma história que os tenha marcado particularmente ao longo dos 10 anos de vida do Observador e a explicarem porquê.
O resultado é este: 360 longas páginas e 1140 gramas de artigos, reportagens, entrevistas, ensaios, investigações, crónicas, programas de rádio ou documentários multimédia, que contam muito daquilo que tem sido a história do Observador na sua primeira década de vida.
Do Explicador escrito por José Manuel Fernandes em 2014 sobre o conflito israelo-palestiniano – que continua tristemente atual – à tomada de posse de Luís Montenegro como primeiro-ministro em 2024, passando pelas fotografias escolhidas a dedo e comentadas por Miguel Pinheiro (uma por cada ano), este longo arco de uma década é, também ele, uma parte da história do mundo e de Portugal, vista pela lente do Observador.
A revista dos 10 anos é ainda um tributo em papel a um projeto que se afirmou primeiro em formato digital e depois na rádio. Um número especial de aniversário histórico, em edição de luxo, para ler, guardar e mais tarde recordar. A revista custa 9,90 euros e já está disponível em todas as bancas ou através de venda online.