A estátua de Anne Frank localizada num jardim em Amesterdão foi vandalizada com a palavra Gaza escrita a tinta vermelha. A homenagem foi erguida num parque perto da zona onde Anne Frank e a família viviam antes de serem forçados a esconderem-se durante a II Guerra Mundial pela perseguição aos judeus.

Agora, a palavra “Gaza”, pintada a vermelho, surgiu na parte inferior da estátua, o que levou a polícia de Amesterdão a abrir uma investigação ao caso.

A presidente da câmara de Amesterdão, Femke Halsema, já veio condenar o ato e argumentar que não resolve qualquer problema: “Nenhum palestiniano foi ajudado por manchar uma estátua tão preciosa.”

“Esta jovem, que foi brutalmente assassinada pelos nazis aos 15 anos, recorda-nos a nós e à nossa cidade, todos os dias, a humanidade e a gentileza, nas circunstâncias mais difíceis”, escreveu ainda numa publicação no Instagram, citado pela CNN, onde diz que “quem quer que tenha sido, tenha vergonha” porque “não há desculpa” para um ato daquela natureza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR