Um acidente aparatoso que deixou um autocarro capotado e atravessado na entrada de um túnel, na Catalunha, fez 47 feridos, quatro dos quais graves. Apesar de todos os passageiros (cerca de 50 pessoas) terem sido retirados do autocarro rapidamente, o condutor demorou mais a ser libertado, uma vez que ficou preso durante algum tempo no seu lugar.
Como escreve o El País, o acidente aconteceu na manhã desta terça-feira na autoestrada C-32, quando o autocarro, que transportava dezenas de trabalhadores a caminho de uma fábrica da Inditex (empresa espanhola que detém marcas como a Zara), se preparava para entrar num túnel. As autoridades estão agora a trabalhar sobre duas hipóteses: o condutor poderá ter-se distraído ou adormecido ao volante.
As equipas de emergência no local informaram entretanto que quatro pessoas em estado crítico foram transferidas de helicóptero para hospitais que ficam próximos do local do acidente. Outros dois feridos menos graves estão a receber tratamento médico.
A estrada ficou cortada no sentido norte, por onde o autocarro circulava, tendo já sido deslocadas para o local 15 unidades terrestres, dois helicópteros e uma equipa de apoio psicológico. O autocarro continua com uma elevação num ângulo de 45 graus, sendo possível que a sua retirada possa acontecer só nesta quarta-feira — por agora, há gruas no local para ajudar a “estabilizar” a viatura.
⚫ La C-32 continua tallada entre Pineda de Mar i Tordera en sentit Girona per un autobús amb passatge que s'ha accidentat i bolcat a l'entrada d'un túnel.
???? @emergenciescat ha activat alerta #PROCICAT#SCT pic.twitter.com/fDUGjrrK2u
— Trànsit (@transit) July 16, 2024
O El País cita o chefe de serviço os bombeiros, Jordi Martin, que falou sobre a “complexidade” das operações de resgate, assim como o diretor do serviço de trânsito da Catalunha, Ramon Lamiel, que pediu uma investigação “profunda” a um acidente “muito grave”.
Texto atualizado às 17h com atualizações sobre o número de feridos