O Presidente norte-americano testou positivo para Covid-19. A informação foi inicialmente avançada pela diretora da UnidosUS, conferência que decorre em Los Angeles e na qual Joe Biden deveria comparecer, e depois confirmada pela Casa Branca, que adiantou que Biden, que recebeu as vacinas contra o coronavírus, tem “sintomas ligeiros”.

A Casa Branca diz que os sintomas, incluindo rinorreia (“pingo” no nariz) e tosse, começaram durante a tarde. O Presidente ainda se sentiu em condições para o primeiro evento na agenda, mas como não teve melhorias foi feito um teste de Covid-19, que deu positivo. Joe Biden está a ser medicado com o anti-gripe Paxlovid.

“Assim, o Presidente vai ficar em isolamento de acordo com as indicações do CDC [Centers for Disease Control and Prevention, em português Centro de Controlo e Prevenção de Doenças]”, refere a Casa Branca numa publicação  na rede social X (antigo Twitter). O período de isolamento será cumprido por Joe Biden na sua casa em Rehoboth, na cidade de Delaware.

Ao ser questionado pelos jornalistas quando se preparava para embarcar num avião da Força Aérea rumo a Delaware, Biden respondeu com um sinal de ok [ndr: mostrando o polegar para cima]. “Bem, sinto-me bem”, acrescentou.

O número de doentes com Covid-19 tem vindo a crescer nos Estados Unidos, segundo um relatório do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças. Mais de 70% dos casos detetados estão associados à estirpe JN.1, que se tornou mais prevalente durante o inverno.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR