O Presidente norte-americano testou positivo para Covid-19. A informação foi inicialmente avançada pela diretora da UnidosUS, conferência que decorre em Los Angeles e na qual Joe Biden deveria comparecer, e depois confirmada pela Casa Branca, que adiantou que Biden, que recebeu as vacinas contra o coronavírus, tem “sintomas ligeiros”.
A Casa Branca diz que os sintomas, incluindo rinorreia (“pingo” no nariz) e tosse, começaram durante a tarde. O Presidente ainda se sentiu em condições para o primeiro evento na agenda, mas como não teve melhorias foi feito um teste de Covid-19, que deu positivo. Joe Biden está a ser medicado com o anti-gripe Paxlovid.
“Assim, o Presidente vai ficar em isolamento de acordo com as indicações do CDC [Centers for Disease Control and Prevention, em português Centro de Controlo e Prevenção de Doenças]”, refere a Casa Branca numa publicação na rede social X (antigo Twitter). O período de isolamento será cumprido por Joe Biden na sua casa em Rehoboth, na cidade de Delaware.
President Biden is vaccinated, boosted, and he is experiencing mild symptoms following a positive COVID-19 test.
He will be returning to Delaware where he will self-isolate and will continue to carry out all of his duties fully during that time.
A note from @POTUS' Doctor:…
— The White House (@WhiteHouse) July 17, 2024
Ao ser questionado pelos jornalistas quando se preparava para embarcar num avião da Força Aérea rumo a Delaware, Biden respondeu com um sinal de ok [ndr: mostrando o polegar para cima]. “Bem, sinto-me bem”, acrescentou.
O número de doentes com Covid-19 tem vindo a crescer nos Estados Unidos, segundo um relatório do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças. Mais de 70% dos casos detetados estão associados à estirpe JN.1, que se tornou mais prevalente durante o inverno.