O fenómeno lunar conhecido como “Super-Lua” está a fazer brilhar o céu na noite desta segunda-feira — e é das maiores Luas Cheias do ano. A última vez que foi possível avistar foi em agosto do ano passado.
Devido à sua invulgar proximidade com a Terra e ao seu brilho incandescente, a Lua desta noite é um acontecimento a não perder — e pode ir acompanhando em Portugal. A sua distância ao planeta diminuiu 22 mil quilómetros e o brilho aumentou 15% face à média.
As imagens inéditas da noite da Super Lua Azul, o fenómeno que só volta em 2037
Uma Super Lua representa o ponto da maior aproximação da mesma ao satélite da Terra, o que costuma corresponder a uma distância de 360 mil quilómetros, durante um período de 27 dias em torno do “perigeu”, segundo informações da NASA. Mas estas não serão as únicas características do fenómeno da noite desta segunda-feira. Para além de “Super”, é também “Azul”. Por outras palavras, é a terceira Lua Cheia de quatro, num período de três meses — este ano correspondente ao Verão.
[Já saiu o terceiro episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube. Também pode ouvir aqui o primeiro e o segundo episódio]
“Em média, temos uma lua cheia por mês, mas como a maioria dos nossos meses é ligeiramente mais longa do que um ciclo lunar, isso significa que se acabarmos por ter uma lua cheia no início de um mês, podemos ter outra lua cheia no final do mês. Chama-se a isso uma Lua Azul. Numa estação, que tem cerca de três meses de duração, teríamos normalmente três luas cheias, e se acabarmos por ter quatro numa estação, a terceira das quatro seria a lua azul, e é isso que esta Lua Azul é”, afirmou Shannon Schmoll, diretora do planetário Abrams na Universidade Estatal de Michigan, citada pela CNN.
As próximas Super Luas do ano poderão ser vistas a 18 de Setembro, 17 de Outubro e a 15 de Novembro. Já o próximo evento lunar que juntará estes dois acontecimentos está previsto para Janeiro e Março de 2037.