Elon Musk já havia revelado em 2023 o protótipo do primeiro robô humanóide que estava a ser desenvolvido pela Tesla. Entretanto, o líder da empresa e dono da rede social X já revelou que foram elaboradas outras versões do produto, que pode realizar várias tarefas domésticas. O Optimus Gen 2, segundo Musk, está capacitado com inteligência artificial e detém uma mobilidade idêntica às dos seres humanos, conseguindo manejar objetos. Por isso, quem o comprar pode contar com ele para cortar a relva ou até passear o cão.

O magnata falou sobre o desenvolvimento do humanóide na All In Summit.

Os primeiros exemplares são esperados em 2026, mas Musk ambiciona, no espaço de cinco a seis anos, conseguir ter uma escala de produção de um milhão de exemplares por ano. Nessa altura, tendo em conta que estão a ser estudadas hipóteses para o material de fabrico ser o mais barato possível, pode ser que um destes robôs não custe muito mais que dez mil dólares (9.075 euros), garantiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Optimus tem já uma conta na rede social X onde são partilhados vídeos dos desenvolvimentos e da sua aprimoração. Em maio, foi divulgado um vídeo de um exemplar a vaguear pelos armazéns da Tesla, em que pega em objetos e mostra capacidade de organização.

Ainda no podcast do All In Summit, Elon Musk revelou que o robô vai ser  “como um colega para o seu comprador”, podendo “passear o seu cão, cortar a relva e cuidar ou ensinar os seus filhos”. Fez até uma comparação com os dróides da saga Star Wars, R2-D2 e C3PO.

A nível técnico, não foram revelados muitos detalhes sobre a elaboração dos protótipos. Musk já tinha manifestado que o seu objetivo era colocar exemplares do Optimus a trabalhar na fábrica da Tesla até 2026, uma realidade que parece cada vez mais próxima.