O Presidente norte-americano, Joe Biden, foi fotografado na terça-feira a utilizar um boné da campanha de Donald Trump, com o nome do candidato republicano. Ao contrário do que as páginas de apoio a Trump rapidamente sugeriram, tratou-se apenas de um gesto simbólico e não de um sinal de apoio.

O momento aconteceu depois de Joe Biden ter discursado no quartel de Shanksville, na Pensilvânia, por ocasião dos 23 anos dos atentados terroristas de 11 de setembro. O Presidente deslocou-se àquela localidade para homenagear as vítimas do Voo 93, onde discursou sobre a necessidade de o país voltar à “unidade bipartidária” que se sentiu depois dos ataques.

As páginas de apoio a Trump foram rápidas a reagir, com comentários como “Obrigada pelo apoio, Joe” e “A derrota de Kamala [Harris] foi tão grande ontem à noite que até Biden está agora a apoiar Donald Trump” — uma referência ao debate entre a candidata democrata e o republicano.

A Casa Branca já veio, entretanto, contextualizar o momento. “Como um gesto, ele entregou um chapéu a um apoiante de Donald Trump que disse que, no mesmo espírito, o Presidente devia pôr o seu boné de Trump. [Biden] utilizou-o por um momento“, esclareceu o porta-voz da Casa Branca Andrew Bates, em resposta a uma publicação da página da campanha de Trump.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR