O Gemini Live, assistente pessoal de inteligência artificial (IA) da Google, passa a poder conversar em português de Portugal a partir desta quinta-feira, anunciou a tecnológica, que espera chegar a “100% dos utilizadores” nos próximos dias.

“O Gemini Live está a expandir as suas capacidades” e, a partir de agora, é possível “conversar com o Gemini e fazer com que ele execute ações para si em português de Portugal”, adianta a tecnológica, em comunicado.

Ou seja, o Gemini foi desenhado para ser um assistente pessoal de IA e “para o tornar ainda mais acessível e útil, estamos a expandir o Gemini Live para o português de Portugal, permitindo-lhe ter conversas naturais”.

Além disso, este poderá também “ligar-se a mais aplicações Google em português de Portugal, facilitando o acesso a informações e a concluir tarefas nos seus serviços Google preferidos”, acrescenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois do lançamento do Gemini Live em inglês para os subscritores do Gemini Advanced no sistema operativo móvel Android, no Made by Google deste ano, a tecnológica expande agora o serviço nos telemóveis Android para português de Portugal.

O Gemini Live suporta conversas até dois idiomas no mesmo dispositivo e a empresa tem “planos para expandir para mais idiomas no futuro”.

Assim, para quem deseje experimentar, basta abrir a aplicação Google no telemóvel ou ‘tablet’ Android e, na parte superior, clique na fotografia de perfil ou nas suas iniciais, depois escolha definições, assistente Google e idiomas, onde poderá selecionar português de Portugal.

“Com 10 vozes distintas à escolha pode personalizar a sua experiência e encontrar o tom e o estilo” para conversar com esta ferramenta de IA, desde sugestões a planear um aniversário, entre outros.

Nos próximos dias, “vamos também expandir as Extensões no Gemini, como o Calendário, Tarefas, Keep e Utilitários em português de Portugal, permitindo aos utilizadores ligarem-se a diferentes aplicações de forma ainda mais fácil para realizarem as suas tarefas”, adianta a empresa.