Por esta altura as projeções dos meios de comunicação social norte-americanos atribuem a vitória ao republicano Donald Trump. Ainda há votos por contar, o que em alguns estados se pode estender durante alguns dias, mas inicia-se agora um processo de certificação dos resultados e de transição de poder.
Eis algumas datas a reter sobre o processo que se segue:
- A partir de 6 de novembro
Continuam a ser conhecidos e confirmados os resultados das votações em vários estados, numa altura em que ainda se conta com várias projeções.
- 26 de novembro
Não está relacionado diretamente com as eleições, mas afeta diretamente o aparente vencedor. Estava previsto que nesta data o juiz Juan Merchan, que supervisionou o julgamento criminal de Trump no caso do pagamento de um suborno à atriz porno Stormy Daniels, que terminou com a condenação por 34 crimes, sentenciasse o político.
Ex-Presidente Donald Trump condenado por 34 crimes no caso Stormy Daniels
Não é claro se esta sessão se vai manter. A defesa do republicano, que já conseguiu atrasar a sentença por duas vezes, deverá argumentar contra a hipótese de levar Trump a tribunal durante a sua transição presidencial.
- 11 de dezembro de 2024
Até ao dia 11 destes mês todos os estados deverão emitir Certificados de Verificação dos resultados das eleições.
Isso mesmo está estipulado no Electoral Count Act, que foi parcialmente alterado na sequência da invasão ao Capitólio por apoiantes de Trump para dificultar a anulação de uma eleição presidencial certificada.
- 17 de dezembro de 2024
O Presidente dos EUA não é escolhido diretamente pelos eleitores, mas pelos delegados que por eles são escolhidos para Colégio Eleitoral. Nesta data, esses delegados vão reunir-se para votar no Presidente.
Tradicionalmente, cada delegado vota de acordo com o resultado do seu estado pelo que esta fase final do processo se trata quase de uma formalidade.
- 25 de dezembro de 2024
Até esta data o presidente do Senado e o arquivo nacional devem receber os certificados eleitorais de cada estado.
- 3 de janeiro de 2025
O novo Congresso norte-americano, composto pelo Senado e Câmara dos Representantes, toma posse.
- 6 de janeiro de 2025
A vice-Presidente dos EUA vai presidir à primeira sessão do novo Congresso, composto pelo Senado e Câmara dos Representantes. Durante esse momento vão proceder a uma recontagem dos votos do Colégio Eleitoral e confirmar a escolha do Presidente.
Há quatro anos, o à época vice-Presidente Mike Pence foi pressionado por Donald Trump, na altura no primeiro mandato como Presidente, a recusar a vitória de Joe Biden. Trump denunciava uma fraude eleitoral, mas Pence não interferiu. Do mesmo modo, Kamala Harris já garantiu que o seu papel será apenas cerimonial para certificar os votos do Colégio Eleitoral.
- 20 de janeiro de 2025
É conhecido por Inauguration Day (Dia da Inauguração, em português). O vencedor das eleições presidenciais toma posse como Presidente. Confirmando-se a vitória, nesse dia Donald Trump vai prestar o juramento no Capitólio, em Washington.