Os automóveis eléctricos são frequentemente acusados — e têm decididamente o proveito — de serem mais pesados do que os seus adversários equipados com motores a combustão e, por isso mesmo, de verem o seu comportamento em curva, na travagem e em aceleração penalizado, face aos mais ligeiros modelos a gasolina ou a gasóleo. Visando colocar tudo em “pratos limpos”, os britânicos da Carwow colocaram frente-a-frente num circuito o topo de gama da Mercedes nas versões a gasolina (Classe S) e eléctrica (EQS), para ver qual o melhor.
O Classe S utilizado pela publicação é um S500 em versão longa, que reivindica um comprimento de 5,289 metros e uma distância entre eixos de 3,216 m, com um peso de 2065 kg, uma potência de 441 cv (que extrai de um motor 3.0 V6 turbo) e um binário de 520 Nm, de acordo com Matt Watson. Frente a este Classe S a gasolina está o EQS a bateria na versão 450+, que monta no eixo traseiro um motor eléctrico com 335 cv e 570 Nm. O EQS é muito próximo do Classe S em matéria de dimensões — ambos recorrem à mesma plataforma e são montados na mesma fábrica —, anunciando 5,216 m de comprimento e 3,210 m entre eixos. Porém, regista um peso de 2480 kg devido à presença de um pack de baterias com uma capacidade de 108 kWh, como se vê no vídeo.
À partida, o duelo favorece obviamente o Classe S, que não só é 415 kg mais leve, como usufrui ainda de mais 106 cv, o que explica que a Mercedes anuncie para o S500 uma velocidade máxima de 250 km/h e 4,7 segundos de 0-100 km/h, contra 210 km/h e 6,2 segundos do 450+. Em pista, o EQS devia ser menos rápido, travar pior e ser mais lento a acelerar, mas a realidade é que revelou um comportamento menos pesadão do que o Classe S e foi mais rápido numa volta, ao percorrer o traçado em 51,7 segundos, contra 51,9 da versão a gasolina. O 450+ foi ainda melhor na travagem de 97 km/h (60 milhas/hora) para 0, operação que realizou em 41 metros, contra 45 do Classe S. O Mercedes a gasolina venceu apenas (e por pouco) na aceleração, superando os 0-97 km/h em 5,55 segundos (contra 5,86 do EQS) e o ¼ de milha (0-402 metros) em 13,69 segundos (EQS 14,30). Veja no vídeo como tudo aconteceu: