A tempestade Bora atingiu fortemente a Grécia durante o fim de semana, provocando inundações que causaram destruição em muitos pontos do país e um total de três mortos. Esta segunda-feira, há várias escolas encerradas em várias regiões, esperando-se que a precipitação e os ventos fortes continuem, até à manhã de terça-feira, avança o jornal grego eKhatimerini.

Dois homens, de 57 e 70 anos, morreram na ilha de Lemnos, no mar Egeu, onde as inundações danificaram estradas e edifícios, tendo várias pessoas sido retiradas das suas casas. Na manhã desta segunda-feira, foi encontrado, na península de Calcídica, o corpo de um homem de 56 anos sem vida dentro de um carro, após ter ficado preso no interior durante várias horas, segundo o mesmo jornal grego.

Na ilha de Rodes, destino popular entre turistas, próximo da costa turca, foi imposta uma proibição de circulação rodoviária, durante 24 horas, devido à destruição que se verificou em várias estradas. O autarca de Rodes decretou, esta segunda-feira, estado de emergência para se proceder ao levantamento dos danos causados e se poder dar início aos trabalhos de limpeza e reconstrução. Antes do anúncio, os bombeiros já tinham resgatado 80 pessoas que se encontravam em situações de risco devido às cheias, segundo afirmaram aos meios de comunicação locais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com Efthymis Lekkas, professor de Geologia e Gestão de Catástrofes Naturais da Universidade de Atenas, citado pelo eKhatimerini, o volume da chuva que caiu nos últimos dias em Rodes corresponde a 75% da água que se acumulou em Valência, nas cheias de final de outubro. Já o governador da região a que pertence esta ilha, Giorgos Harzimarkos, afirmou que, no sábado, choveu ininterruptamente durante 16 horas. Harzimarkos afirmou que se registou o desmoronamento de uma ponte, tal como deslizamentos de terras e grandes danos a propriedades privadas, segundo o greekreporter.

Em Salónica, a segunda maior cidade do país, o temporal também causou danos, nomeadamente a queda de várias árvores. Entre as manhãs de sábado e de domingo, os bombeiros receberam 1.076 chamadas de emergência de toda a Grécia — 600 só na ilha de Rodes —, devido às inundações. Para além das três mortes, não há informação de outras vítimas.

Texto editado por Carlos Diogo Santos