Um sismo de magnitude 7.0 abalou o norte do estado da Califórnia esta tarde, o que desencadeou um alerta de tsunami na região. Seguiram-se várias réplicas, maior de magnitude 5.8, de acordo com o Serviço Geofísico dos Estados Unidos da América, mas as autoridades locais não receberam nenhum registo de danos, cita a imprensa norte-americana. Uma hora depois da emissão do alerta de tsunami, o serviço Meteorológico dos EUA levantou o aviso.

O sismo ocorreu às 10h44 locais, 18h44 em Portugal, a 10 quilómetros de profundidade, perto da pequena cidade de Eureka.

Os residentes da região afetada receberam um comunicado de emergência, que avisava para a possibilidade de “uma série de ondas poderosas e correntes fortes podem impactar as zonas de costa”. “Estás em perigo”, lia-se ainda no aviso, aconselhando a população a deslocar-se para terrenos elevados e afastar-se da costa até receber indicações das autoridades.

O alerta de tsunami abrangeu a costa da Califórnia e do estado do Oregon, desde Santa Cruz até ao condado de Douglas. A cidade de São Francisco era uma das principais regiões assinaladas pelo serviço Meteorológico dos Estados Unidos. Mas o risco acabou por ser anulado ao fim de uma hora e o alerta retirado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Área coberta pelo alerta tsunami na Califórnia

Área coberta pelo alerta tsunami na Califórnia