Estão a ser preparados quatro documentários sobre o assassinato de Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare, uma empresa norte-americana de seguros de saúde, e Luigi Mangione, o principal suspeito que foi esta terça-feira formalmente acusado do crime de homicídio em primeiro grau e de dois de homicídio em segundo grau. A informação é avançada pela Variety.

Segundo a revista norte-americana, na corrida aos documentário sobre o caso está na frente a ACB News, que vai estrear já esta quinta-feira Manhunt: Luigi Mangione and the CEO Murder – A Special Edition of 20/20. Depois da exibição no canal ABC, na televisão norte-americana, o documentário vai ficar disponível no dia seguinte, sábado, no serviço de streaming Hulu — apenas disponível nos EUA.

“O filme de uma hora mergulha profundamente numa história que fascinou a nação, fornecendo uma investigação minuto a minuto da execução a sangue-frio do CEO da United Healthcare, Brian Thompson, e a chocante reação nas redes sociais que transformou o alegado assassino num herói popular para alguns”, lê-se no descritivo do filme, citado pela Variety.

“Numa gravação áudio exclusiva da sua voz, Luigi Mangione será ouvido claramente na televisão nacional enquanto fala das suas viagens pela Ásia. O especial também revela novos pormenores sobre a caça ao suspeito, examina o que poderá ter levado o alegado assassino Luigi Mangione a matar e apresenta novas informações sobre os escritos encontrados na mochila de Mangione, aquilo a que a polícia chama uma confissão manuscrita que critica o sistema de saúde e as três palavras sinistras escritas nos invólucros dos cartuchos”, continua o texto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos últimos dias foram conhecidos vários projetos documentais sobre a história da morte de Thompson e as alegações contra Mangione. No início da semana, foi noticiado que a Jigsaw Prods, produtora de Alex Gibney, vencedor de um Óscar de Melhor Documentário pelo filme Taxi to the Dark Side (2007), está a produzir um filme sobre o caso, em parceria com a Anonymous Content,

Pouco depois, foi Stephen Robert Morse, produtor do documentário da Netflix sobre Amanda Knox, a revelar que também está a trabalhar numa produção centrada em Luigi Mangione. Há ainda um documentário do Investigation Discovery, canal do grupo Warner Bros dedicado ao true crime, intitulado Who Is Luigi Mangione? com estreia prevista para fevereiro.

Luigi Mangione e o assassinato do CEO da UnitedHealthcare em cinco pontos

A 4 de dezembro, o CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, foi assassinado à frente do hotel Hilton, em Nova Iorque, por um atirador encapuçado que disparou na sua direção, alvejando-o com dois tiros. O homem, de 26 anos, foi detido cinco dias depois do crime. Nas últimas semanas, o caso tem alimentado um debate público sobre a indústria dos seguros privados de saúde nos Estados Unidos.