Num dos dias mais movimentados nos aeroportos em todo o mundo, um “problema técnico” obrigou os aviões da American Airlines a ficar em terra durante uma hora.
Segundo a CNN e a Reuters, a companhia aérea retomou os voos durante a manhã, já início da tarde (hora de Lisboa). A companhia aérea explica que a falha foi causada por uma “questão num fornecedor tecnológico”, que entretanto “foi resolvida e os voos foram retomados”.
“Pedimos sinceramente desculpa aos nosso clientes pelo inconveniente desta manhã”, diz a American Airlines num comunicado citado pela ABC News. “Estamos todos a trabalhar enquanto a nossa equipa trabalha de forma diligente para levar os clientes onde têm de estar o mais depressa possível.”
É previsto que a companhia aérea assegure pelo menos 3.300 voos domésticos só esta terça-feira. A porta-voz da companhia, Sarah Jantz, disse à CNN que os passageiros devem esperar “alguns atrasos ao longo do dia” à medida que as operações são retomadas.
“Estamos atualmente com um problema técnico com todos os voos da American Airlines. A sua segurança é a nossa maior prioridade. Assim que este problema for resolvido, colocá-lo-emos em segurança a caminho do seu destino”, escreveu a companhia aérea na rede social X quando revelou o problema técnico, em resposta a um passageiro que se queixou dos atrasos.
We're currently experiencing a technical issue with all American Airlines flights. Your safety is our utmost priority, once this is rectified, we'll have you safely on your way to your destination.
— americanair (@AmericanAir) December 24, 2024
Numa declaração enviada à ABC News, a companhia garante estar a trabalhar para resolver o problema “o mais rapidamente possível” e pediu desculpa pelo inconveniente.
Entre 19 de dezembro e 2 de janeiro, estavam previstos, segundo dados do gabinete de Segurança de Transportes dos EUA citados pela ABC News, cerca de 40 milhões de voos internos — um aumento de 6,2% face ao mesmo período do ano passado.