O futebolista português Cristiano Ronaldo é o protagonista da nova campanha do Turismo da Arábia Saudita, centrada nos eventos da temporada de inverno.

“Vim pelo futebol, fiquei para descobrir mais”, diz Ronaldo no vídeo da campanha, que vai estar disponível em televisão, redes sociais e em agências de viagens online, detalha um comunicado do turismo saudita.

No vídeo, surgem imagens de Cristiano Ronaldo em campo, que são intercaladas com o jogador a assistir a um combate de boxe, a uma partida de ténis e num carro de Fórmula 1. A intenção da campanha passa por promover os eventos dos próximos meses, como a Esports World Cup, o prémio de Fórmula 1, o LIV Golf Riyadh, torneiros de ténis ou ainda a Saudi Pro League.

“Hoje, a Arábia Saudita consolida-se como destino internacional que combina autenticidade cultural, forte hospitalidade e o palco para os mais variados eventos de classe mundial”, afirma em comunicado Ahmed Al Khateeb, ministro do turismo da Arábia Saudita. “No setor do turismo, mantemos firme o nosso compromisso de desenvolver um ecossistema integrado que inspira o mundo e proporciona aos visitantes experiências
inesquecíveis.”

Já o CEO do Turismo da Arábia Saudita, Fahd Hamidaddin, explica que a campanha com Cristiano Ronaldo pretende ser uma “montra da Arábia Saudita de hoje” e das “ambições” do país. “O turismo é um pilar central da nossa visão e estamos continuamente a expandir a nossa oferta.” Segundo o executivo, a Arábia Saudita recebeu desde 2018 “mais de cem grandes eventos internacionais”.

Cristiano Ronaldo está na Arábia Saudita desde 2023, quando foi contratado pelo clube saudita Al Nassr. Em junho, foi anunciada a renovação de contrato 2027. 

O “fim do capítulo” era apenas uma nova era no mesmo clube: Ronaldo renova pelo Al Nassr (por mais dois anos)

“Fazer parte da jornada da Arábia Saudita enquanto centro global do desporto tem sido algo realmente especial e, de certa forma, inesperado para mim há alguns anos”, diz Cristiano Ronaldo. “Hoje, a verdade é que, desde a energia dos adeptos à escala da ambição. É aqui que se está a escrever o futuro do desporto”, afirma o internacional português.

A estratégia de turismo da Arábia Saudita está integrada no plano Visão 2030. Está previsto um investimento de 800 mil milhões de dólares no setor, o equivalente a cerca de 688 mil milhões de euros.

O exemplo do golfe, a Visão 2030 e a mudança de paradigma com Rúben Neves. O que é que a Arábia Saudita quer do futebol?