Os acionistas da Tesla deram luz verde ao pacote de compensação ao diretor-geral Elon Musk, que poderá receber ações equivalentes a um bilião de dólares ao longo de dez anos. Mais de 75% dos acionistas da fabricante de automóveis elétricos votaram a favor do novo pacote de remuneração.
A votação decorreu durante a assembleia-geral anual da fabricante de automóveis elétricos esta quinta-feira, numa fábrica da Tesla em Austin, no Texas. Com direito até a robôs humanóides a dançar. “É uma discoteca cyberpunk, não têm isto noutras assembleias-gerais”, declarou o empresário após a votação.
Assim que foi revelado o resultado da votação, ouviram-se gritos de euforia — “Elon, Elon” — acompanhados por aplausos.
O CEO da Tesla usou a intervenção a seguir à votação para falar sobre alguns dos próximos projetos da empresa, como os robôs Optimus. “Vão ser o maior produto de sempre. Maior do que os telemóveis. (…) Acho que a forma de pensar nisto é que qualquer humano vai querer ter o seu próprio R2-D2 e C-3PO”, referindo-se às personagens robôs de Star Wars. Musk mostrou ter esperança de que “existam dezenas de milhões” de robôs deste tipo no futuro. Para acelerar a produção destes robôs, Musk anunciou o reforço das linhas de produção de Freemont e de Austin.
Elon Musk defendeu que os robôs da empresa podem ter um papel na “prestação de cuidados de saúde”, na “eliminação da pobreza” ou no “combate ao crime”. “Vai seguir-vos e impedir-vos de cometer crimes.”
A Reuters tenta estabelecer uma comparação entre o valor de compensação a Musk e o produto interno bruto (PIB) de várias países. Por exemplo, o PIB da Polónia, com 36 milhões de habitantes, ascendeu a 914,7 mil milhões de dólares. O PIB da Bélgica ficou abaixo desse valor, com 664,6 mil milhões de dólares.
Tesla propõe novo pacote de compensação a Musk. Poderá ganhar um bilião de dólares em dez anos
Durante a semana, o fundo soberano da Noruega, um acionista da Tesla, declarou que iria votar contra o pacote de compensação. “Embora reconheçamos o valor significativo criado sob a liderança visionária do senhor Musk, estamos preocupados com a dimensão total do prémio, a diluição e a falta de mitigação do risco associado a uma figura-chave, em consonância com a nossa visão sobre a remuneração dos executivos”, declarou o Norges Bank Investment Management, que gere o Fundo Soberano da Noruega em comunicado. O fundo soberano da Noruega tinha, em junho de 2025, uma participação de 1,14% na Tesla.
Fundo soberano da Noruega vota contra prémio de 870 mil milhões de euros de Elon Musk
Musk é o maior acionista da Tesla, dono de uma participação de 15,3%. O Vanguard Group é o segundo maior acionista (7,52%), seguido pelo BlackRock Institutional Trust Company (4,02%) e State Street Investment Management (3,41%).
A Tesla avisou em setembro que Musk equacionou a saída do cargo da Tesla se o pacote de compensação não fosse aprovado.
Um bilião de dólares em troca de muitos objetivos ambiciosos
O conselho de administração da Tesla apresentou no início de setembro uma proposta para um novo pacote de remuneração para Musk. A proposta sugeriu que o CEO fosse recompensado com várias tranches de ações da fabricante de automóveis elétricos ao longo dos próximos anos, até um máximo de 423,7 milhões de ações.
Esse total de ações pode representar até um bilião de dólares (trillion na terminologia norte-americana), mas só se Musk atingir determinados objetivos. Um deles é o de chegar a “uma capitalização de mercado extraordinária” e a “produtos e objetivos operacionais”. A meta de capitalização é ambiciosa: “pelo menos de 8,5 biliões de dólares, mais do que qualquer outra empresa”.
A primeira tranche de ações seria atribuída quando a Tesla chegar a uma capitalização de dois biliões de dólares e, a nível operacional, entregar 20 milhões de carros. Há 12 patamares de valor em bolsa até chegar à marca dos 8,5 biliões de dólares.
Até agora, a empresa mais valiosa em bolsa é a Nvidia, que atingiu a 29 de outubro uma capitalização de cinco biliões de dólares, seguida pela Microsoft e Apple, que já chegaram aos quatro biliões de dólares de market cap. ” alcançaram menos de metade dessa meta, ao chegar aos 4 biliões. A Tesla vale, atualmente, 1,4 biliões de dólares.
Outro dos objetivos previstos passa por elevar o EBITDA ajustado da Tesla para pelo menos 400 mil milhões de dólares anuais. No ano passado, esse valor foi de 17 mil milhões. Outro dos critérios passa por expandir áreas de negócio como a dos táxi autónomos da Tesla até pelo menos um milhão de veículos e gerar um “aumento de 24 vezes” do negócio de robôs humanóides da empresa.
[Há dúvidas até ao fim que acabam na vitória mais curta da História. A “Eleição Mais Louca de Sempre” é o novo Podcast Plus do Observador sobre as Presidenciais de 1986. Uma série narrada pelo ator Gonçalo Waddington, com banda sonora original de Samuel Úria. Pode ouvir o último episódio aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo aqui, o terceiro aqui, o quarto aqui e o quinto aqui]