O Comando Sul das Forças Armadas norte-americanas anunciou esta terça-feira a apreensão de um novo navio petroleiro no Mar das Caraíbas, no âmbito da “Operação Lança do Sul” e da imposição de uma “quarentena” à Venezuela, depois do ataque militar do início do ano.

“Esta manhã [de terça-feira], as forças militares dos EUA, em apoio ao Departamento de Segurança Nacional, apreenderam o Motor Vessel Sagitta sem incidentes”, pode ler-se no comunicado do Comando Sul. Trata-se de uma operação que foi feita em conjunto pela Guarda Costeira, o Departamento de Segurança Nacional, o Departamento de Justiça, o Departamento de Defesa — que a administração chama Departamento de Guerra — e a Marinha norte-americana, incluindo fuzileiros, grupos que se encontram destacados no Mar das Caraíbas desde o ano passado, no âmbito da operação.

“A apreensão de outro petroleiro que estava a operar em desafio da quarentena estabelecida a navios sancionados nas Caraíbas demonstra a nossa determinação em garantir que o único petróleo que sai da Venezuela será o petróleo que está coordenado de forma correta e legal“, pode ler-se ainda na mesma mensagem.

O Motor Vessel Sagitta é o sétimo navio detido pelos Estados Unidos numa tentativa de controlar o petróleo da Venezuela, depois de um ataque militar que derrubou Nicolás Maduro. A última apreensão aconteceu há menos de uma semana. Como tem acontecido, o anúncio foi feito horas depois do navio ter sido abordado pelas forças norte-americanas e foi acompanhado por um pequeno vídeo em que é possível ver momentos da operação.