1250,5kWh poupados 1250,5 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Em direto/ EUA 2026
Eleições intercalares

Von der Leyen destaca "impulso sem precedentes" às relações comerciais entre UE e México

Com este acordo, eliminam-se "todas as tarifas", ajudando empresas e consumidores, diz a líder da Comissão Europeia. António Costa considera-os "aliados naturais e parceiros de confiança".

epa12984757 Mexican President Claudia Sheinbaum (C) welcomes European Council President Antonio Costa (L) and European Commission President Ursula von der Leyen (R) during a ceremony at the National Palace in Mexico City, Mexico, 22 May 2026. The welcome marks the start of the EU-Mexico summit, the first bilateral summit between the two sides in more than a decade.  EPA/José Méndez
i

▲Os acordos foram assinados no âmbito da oitava cimeira UE-México, a primeira que se realizou em mais de uma década

José Méndez/EPA

▲Os acordos foram assinados no âmbito da oitava cimeira UE-México, a primeira que se realizou em mais de uma década

José Méndez/EPA

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou esta sexta-feira um “impulso sem precedentes às relações comerciais” entre a União Europeia e o México, após a assinatura de um acordo na oitava cimeira bilateral.

“Estamos a dar um impulso sem precedentes às relações comerciais UE-México, eliminando praticamente todas as tarifas, poupando milhões às empresas, oferecendo uma escolha mais ampla aos consumidores”, disse a líder do executivo comunitário, na rede social X, acompanhada de um vídeo com a transmissão da conferência de imprensa conjunta do presidente do Conselho Europeu, António Costa, de Von der Leyen, e da Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.

https://twitter.com/vonderleyen/status/2057917590110957773

A União Europeia (UE) e o México assinaram esta sexta-feira, na Cidade do México, um acordo visando aprofundar a cooperação política e económica entre os dois blocos e que atualiza a parceria em vigor desde 2001.

O acordo foi assinado pela Presidente mexicana e por Ursula von der Leyen, acompanhadas pelo Presidente do Conselho Europeu, António Costa, como testemunha.

Noutras publicações, a presidente da Comissão Europeia afirmou que o acordo permite também “proteger produtos alimentares e de bebidas icónicos de ambos os lados, criando um campo de jogo nivelado para as empresas mexicanas na Europa, e vice-versa” e “apoiando empregos e prosperidade para os povos”.

“Estamos a investir cinco mil milhões de euros no México, em linha com o Plano México da Presidente Sheinbaum”, comentou ainda von der Leyen.

Também na rede X, António Costa afirmou que a UE e o México “são aliados naturais e parceiros de confiança, unidos na defesa dos nossos valores comuns”.

“Com o nosso Acordo Global Modernizado, estamos mais bem preparados para enfrentar juntos os desafios do nosso tempo”, salientou.

https://twitter.com/eucopresident/status/2057918621892985095

O Acordo Global Modernizado e o Acordo Comercial Provisório (que caduca quando o primeiro entrar em vigor), assinados esta sexta-feira, pretendem “criar novas e valiosas oportunidades comerciais para os exportadores e investidores da UE” e, ao mesmo tempo, “reforçar os laços com um parceiro estratégico de confiança”, segundo um comunicado do executivo comunitário.

Os acordos foram assinados no âmbito da oitava cimeira UE-México e a primeira que se realizou em mais de uma década.

No que respeita ao comércio de bens, o acordo facilita as exportações para o México, nomeadamente de produtos agroalimentares, combustíveis minerais e produtos afins, produtos farmacêuticos e equipamento de transporte.

No setor dos serviços, será facilitado o acesso das empresas da UE ao México, beneficiando, em particular, as empresas das áreas dos serviços financeiros, telecomunicações e transportes.

Regra geral, o acordo dará aos prestadores de serviços da UE e do México as mesmas oportunidades, evitando a discriminação em ambos os mercados.

Segundo dados de Bruxelas, a UE é o terceiro maior parceiro comercial do México em bens e este é o 11.º do bloco europeu, sendo ainda o segundo maior na América Latina.

Em 2025, a UE exportou 53 mil milhões de euros em bens para o México e importou 34 mil milhões de euros.

O comércio de serviços (dados de 2024) traduziu-se em 20,3 mil milhões de euros para a UE e 9,4 mil milhões de euros para o México.

O setor de alimentação e bebidas é o principal exportador europeu para o México, com um valor de 2,5 mil milhões de euros, que absorve mais de 1% do total da UE, com o vinho a representar 211 milhões de euros (8,4%).

Com a assinatura dos textos, a UE e o México seguirão agora os seus respetivos procedimentos para ratificar os acordos, sendo que, no bloco europeu, o Acordo Global Modernizado terá de ser validado por todos os Estados-membros, substituindo o entendimento comercial provisório assim que entrar em vigor.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.