Acompanhe o nosso artigo em direto sobre os conflitos internacionais

O Presidente norte-americano, Donald Trump, reconheceu esta sexta-feira que os Estados Unidos enfrentam uma escassez de alguns tipos de armamento, mas garantiu que têm munições suficientes para a guerra com o Irão.

Temos um fornecimento ilimitado, praticamente ilimitado. Noutros casos, a situação é um pouco mais restrita”, referiu Trump aos jornalistas, quando questionado sobre o pedido do seu governo ao Congresso por verbas adicionais para armamento.

Segundo Trump, existem amplas reservas de armas menos potentes e os fabricantes norte-americanos estão a aumentar a produção de mísseis Tomahawk de longo alcance e de projéteis para os sistemas de defesa aérea Patriot.

“Temos certos tipos de munições que podem não ser tão precisas”, explicou Trump, que, no entanto, manteve a posição de que os Estados Unidos estão numa “excelente posição”.

As declarações de Trump surgem depois de o jornal The Washington Post ter noticiado, citando fontes presentes numa reunião na sexta-feira, que o Presidente manifestou frustração por não ter sido informado sobre uma preocupante escassez de munições no Médio Oriente, o que terá levado a um desentendimento com o seu secretário da Defesa, Pete Hegseth.

Trump terá confrontado Hegseth sobre falta de munições. Casa Branca nega e Trump ameaça prender denunciantes

O incidente foi desmentido pela secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, que esteve presente na reunião. E mais tarde também por Trump, na plataforma Truth Social.