O PSD abre esta sexta-feira a época de rentrées partidárias com a Festa do Pontal, em Quarteira, que assinala este ano o seu cinquentenário e terá como momento principal o discurso do líder e primeiro-ministro, Luís Montenegro.

O recinto da festa social-democrata, que dá início a uma sequência de rentrées que se prolongará até meados de setembro, abre às 18h00. O programa prevê intervenções de Cristóvão Norte, deputado e presidente da Assembleia Municipal de Faro, e de Luís Montenegro, cujo discurso será o momento mais aguardado da noite.

Depois das intervenções, o evento contará ainda com um concerto da banda portuguesa UHF, às 21h30.

A iniciativa completa 50 anos e volta a contar com a presença de Montenegro, que no ano passado foi criticado, tal como outros dirigentes do PSD, por participar na Festa do Pontal enquanto o país atravessava um período crítico de incêndios.

Montenegro à procura de fôlego e de uma nova vida nos 50 anos do Pontal

Este ano, perante polémicas a envolver alguns dos seus ministros, como os da Educação e da Administração Interna, Luís Montenegro recusou esta quarta-feira que o Governo esteja a enfrentar semanas conturbadas, sublinhando que o executivo “trabalha todos os dias, 24 horas por dia, sete dias por semana, com evidência de muitos resultados”.

Montenegro diz que Governo trabalha “24 horas por dia, sete dias por semana”

A Festa do Pontal tem servido de palco para o líder do PSD fazer anúncios ao país. No ano passado, por exemplo, anunciou o lançamento do novo Hospital Central do Algarve e o regresso da Fórmula 1 ao Algarve.

Em 2024, na sua primeira participação na Festa do Pontal enquanto primeiro-ministro, Luís Montenegro aproveitou a ocasião para anunciar um suplemento extraordinário para as pensões mais baixas.

O PSD tem também já agendada a Universidade de Verão, iniciativa de formação política de jovens que decorrerá entre 24 e 30 de agosto, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, e contará com a presença do primeiro-ministro e de figuras como o ex-candidato presidencial Luís Marques Mendes, o centrista Paulo Portas e o socialista e antigo autarca de Lisboa João Soares.

Aos sociais-democratas seguem-se os socialistas, que, regressando mais cedo do que o habitual aos trabalhos, têm marcada a sua rentrée para domingo, dia 16, na cidade algarvia de Olhão, num arraial popular.

Igualmente no Algarve estará a IL, que vai realizar mais uma edição do evento A’gosto da Liberdade, em Quarteira, no dia 29 de agosto, em que está previsto que, ao final da tarde, discurse a presidente do partido, Mariana Leitão.

O PCP recomeça os trabalhos, como manda a tradição, com a Festa do Avante! nos dias 4, 5 e 6 de setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal (distrito de Setúbal). A festa comunista chega este ano à sua 50.ª edição e termina com o tradicional comício de encerramento, em que discursa o secretário-geral do partido, Paulo Raimundo.

O Livre organiza mais uma edição de “Os Setembristas” no fim de semana de 12 e 13 de setembro, no Porto, e a rentrée do Bloco de Esquerda decorrerá no habitual Fórum Socialismo, no último fim de semana de agosto, nos dias 29 e 30.

O CDS-PP indicou à Lusa que a sua rentrée será no dia 19 de setembro, no distrito de Aveiro, sem dar mais detalhes, e o PAN adianta apenas que retomará os trabalhos na primeira quinzena de setembro, no distrito de Lisboa.

O Juntos Pelo Povo (JPP) organiza a “Festa do Povo”, no Funchal, a 5 de setembro, que conta no programa com atuações musicais e discursos do secretário-geral, Élvio Sousa, e da presidente do partido, Lina Pereira.

A Lusa contactou todos os partidos com assento parlamentar e só não obteve resposta do Chega.