A Casa Branca confirmou terça-feira a morte na Síria de um cidadão norte-americano, identificado como Douglas McAuthur McCain, alegadamente combatente do grupo jihadista do Estado Islâmico, refere a imprensa.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Caitlin Hayden, referiu em comunicado que Douglas McAuthur McCain estava na Síria e que é possível “confirmar a sua morte”, mas não referiu mais detalhes.

“Continuamos a utilizar todas as ferramentas que podemos para desarticular e dissuadir as pessoas que viajam para fora para se juntarem à jihad violenta”, acrescentou.

De acordo com a imprensa norte-americana, Douglas McAuthur McCain, 33 anos, natural de San Diego da Califórnia, morreu no último fim de semana quando lutava nas fileiras do Estado Islâmico em combates registados em território sírio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, indicou que a Administração está em contacto com a família do norte-americano para facilitar a necessária assistência consular, apesar de recusar fornecer mais informações.

A cadeia NBC teve acesso a fotografias do cadáver de Douglas McAuthur McCain cuja autenticidade foi confirmada pelo Exército Libertação Sírio que revelou ainda outros mortos jihadistas estrangeiros.