Dispensam apresentações: desportivos de luxo são o cartão-de-visita da Aston Martin, ao passo que a Zagato é uma referência na concepção e construção de carroçarias. As duas marcas já projectaram cinco automóveis em conjunto, numa aliança que remonta ao DB4 GT Zagato de 1960 e que agora se renovou com a apresentação do Vanquish Zagato Concept no Concurso de Elegância de Villa d’Este, realizado no final de Maio.

O DB4 GT Zagato de 1960 foi o primeiro modelo criado em conjunto pela Aston Martin e pela Zagato

O protótipo, desenvolvido com base no modelo de topo da marca britânica, concentra num único veículo o melhor de quatro, combinando os trunfos do DB11 com os argumentos do Vulcan, do One-77 e do Vantage GTS.

As linhas do Vanquish Zagato Concept resultam da estreita colaboração mantida entre o centro de estilo da Aston Martin, dirigido por Marek Reichamn, e a equipa liderada por Andrea Zagato em Milão, tendo todo o desenvolvimento e trabalho de engenharia ficado a cargo da própria marca britânica, em Gaydon.

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Mantendo as proporções e os principais elementos estéticos que têm marcado a maioria das criações da Aston Martin, em especial desde que o designer britânico tomou conta dos seus destinos a nível estilístico, o Vanquish Zagato Concept pretende enfatizar uma orientação visual mais dinâmica do modelo que lhe está na génese, tendo a redução das linhas de transição da carroçaria, integralmente construída em fibra de carbono, sido conseguida através ao recurso de painéis de maiores dimensões.

Específicos deste protótipo são os faróis auxiliares dianteiros circulares; os farolins traseiros redondos típicos das criações da Zagato e que incorporam a tecnologia por LED já utilizada no Vulcan; os retrovisores semelhantes aos do exclusivo One-77; a secção traseira inspirada na do novo DB11; o deflector retráctil montado no portão traseiro; as quatro ponteiras de escape; e o tejadilho com a emblemática “bolha dupla” – já uma assinatura da Zagato, estreada na década de 1950 e resultante da necessidade de acomodar, então, nos veículos de competição, os capacetes, com um mínimo de prejuízo para o seu desempenho aerodinâmico.

No interior, a diferença é ditada pelos revestimentos em carbono com padrão em “espinha” combinados com elementos em bronze anodizado e pele anilina; pelo exclusivo padrão em “Z” adoptado pelos revestimentos dos bancos e dos painéis interiores das portas; e pelo “Z” da Zagato gravado nos encostos de cabeça e bordado na consola central.

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Quanto ao motor, é utilizado o mesmo 6.0-V12 atmosférico do Vanquish, mas aqui numa versão de 600 cv (568 cv quando instalado no coupé de topo da Aston Martin) – ou seja, a mesma potência oferecida pelo 5.2-V12 biturbo do novo DB11.

Para já, não há qualquer informação acerca de eventuais planos para produzir este Vanquish Zagato Concept. Mas, tendo em conta o historial da marca neste particular, se a procura o justificar, não é de negligenciar a possibilidade de a Aston Martin o vir a comercializar numa série limitada, como ocorreu com o V12 Vantage Zagato, apresentado como protótipo também em Villa d’Este em 2011, e que acabou por dar origem a uma produção de somente 150 unidades, com cada exemplar a ser comercializado por cerca de 403 mil euros. A história conta-se em 2 minutos:

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