A Academia Sueca ainda “não conseguiu falar” com o compositor norte-americano Bob Dylan, distinguido na quinta-feira com o Prémio Nobel da Literatura, no dia em que atuou num concerto nos Estados Unidos.

“A Academia falou com o agente de Dylan e com o responsável pela digressão”, disse à France Presse Odd Zschiedrich, chanceler da Academia Sueca, que ainda “não conseguiu” falar com o premiado.

Bob Dylan atuou num concerto, na quinta-feira à noite, em Las Vegas no qual, segundo constataram os jornalistas presentes, cantou mas não se dirigiu ao público nem fez, de forma alguma, qualquer menção ao Prémio Nobel da Literatura.

O jornal Washington Post — que cita amigos e fontes próximas do cantor –, “Dylan manteve-se, todo o dia, em silêncio sobre o prémio”.

Bob Neuwirth, amigo de Bob Dylan, disse ao jornal norte-americano que o compositor “pode mesmo nunca fazer qualquer tipo de agradecimento”.

Todos os anos, os premiados com o Nobel são convidados a receberem o galardão no dia 10 de dezembro, em Estocolmo, pelas mãos do rei da Suécia.

De acordo com a France Presse, a Academia sueca desconhece ainda se Bob Dylan tenciona estar presente.

Em 1964, o filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre recusou o Prémio Nobel da Literatura no mesmo dia em que foi comunicada a decisão, não tendo recebido as 273 mil coroas suecas, o valor do prémio na altura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR